LETRAMENTO DIGITAL NO SÉCULO XXI

mapeamento sistemático em teses e dissertações da região Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.19-12

Palavras-chave:

Letramento Digital, Universidades Federais, Nordeste, Teses, Dissertações

Resumo

O surgimento e avanço das tecnologias digitais transformou a vida do ser humano no seu modo de pensar, agir e se comportar, emergindo assim, uma nova cultura denominada digital. Para participar dessa cultura, é imprescindível o conhecimento do letramento digital, que se refere a um conjunto de habilidades para exercer as práticas sociais de leitura e escrita no universo das telas (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016). Apesar disso, o letramento digital ganhou destaque no contexto da pandemia da COVID-19, em que os educadores tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial, fazendo-os perceber a necessidade de desenvolver as habilidades referentes ao uso das ferramentas tecnológicas. Diante da relevância que o debate sobre Letramento digital tem para a educação, surgiu a seguinte questão-problema: É possível perceber avanços nos estudos sobre o tema letramento digital nos últimos anos no Nordeste? Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi: Mapear o quantitativo de pesquisas desenvolvidas sobre o tema letramento digital por Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. O percurso metodológico adotado por esta pesquisa foi o mapeamento sistemático (Klock,2018), do tipo exploratório (Gil,2007), com abordagem quantitativa (Minayo, 2001). O banco de dados utilizado foi o repositório institucional das 09 Universidades Federais, uma de cada estado do nordeste brasileiro dos programas de Pós-Graduação de Letras e Educação. Teve como recorte temporal os últimos dez anos de 2012 a 2022, e a palavra-chave para busca dos trabalhos foi o termo “letramento digital”. Os resultados da pesquisa revelaram que o letramento digital já era um objeto de estudo explorado pelos pesquisadores, antes mesmo da pandemia da COVID-19, principalmente pelos programas de Pós-Graduação em Letras, por ser um conhecimento próprio da área, contudo ganhou maior visibilidade a partir da pandemia. Portanto, o letramento digital é um conhecimento fundamental no contexto atual, sendo reconhecido como temática emergente investigada por pesquisadores de diversas Universidades Federais do Nordeste.

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Biografia do Autor

Ana Vitória Dasmaceno Amorim, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2023) pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Atividade e Múltiplas Linguagens- EdIAML/ UESPI.

Fabricia Pereira Teles , Universidade Estadual do Piauí

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC/SP (2018). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2010), Especialização em Educação Infantil (UFPI) e Docência do Ensino Superior (FAP). Possui graduação em Pedagogia (2003-UFPI). Atuou como membro da equipe gestora da Secretaria de Educação de Parnaíba (2009-2011) - setor, gerência de Educação Infantil, coordenando formação continuada para professores. Foi docente concursada da rede publica municipal (Educação Básica) e também na rede privada. Coordenou o subprojeto do Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia UESPI Edital Capes/2020 e atualmente coordena o subprojeto no edital Capes/2022. Integra o grupo de pesquisa Linguagem Aplicada em Contexto Escolar-LACE/PUC/SP). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Atividades e Múltiplas Linguagens (EdIAML/UESPI). É professora Adjunta II da Universidade Estadual do Piauí, lotada no curso de Pedagogia, e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) no Campus Profº Alexandre Alves de Oliveira. Tem experiência na área de Educação, especialmente, nos seguintes temas: Educação Infantil, Prática pedagógica, Formação de professores, Currículo, Linguagem e Multiplas Linguagens. 

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Publicado

27.09.2024

Como Citar

DASMACENO AMORIM, Ana Vitória; PEREIRA TELES , Fabricia. LETRAMENTO DIGITAL NO SÉCULO XXI: mapeamento sistemático em teses e dissertações da região Nordeste. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 19, p. 220–233, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.19-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7390. Acesso em: 2 abr. 2025.

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