LETRAMENTO DIGITAL NO SÉCULO XXI
mapeamento sistemático em teses e dissertações da região Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-12Keywords:
Letramento Digital, Universidades Federais, Nordeste, Teses, DissertaçõesAbstract
O surgimento e avanço das tecnologias digitais transformou a vida do ser humano no seu modo de pensar, agir e se comportar, emergindo assim, uma nova cultura denominada digital. Para participar dessa cultura, é imprescindível o conhecimento do letramento digital, que se refere a um conjunto de habilidades para exercer as práticas sociais de leitura e escrita no universo das telas (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016). Apesar disso, o letramento digital ganhou destaque no contexto da pandemia da COVID-19, em que os educadores tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial, fazendo-os perceber a necessidade de desenvolver as habilidades referentes ao uso das ferramentas tecnológicas. Diante da relevância que o debate sobre Letramento digital tem para a educação, surgiu a seguinte questão-problema: É possível perceber avanços nos estudos sobre o tema letramento digital nos últimos anos no Nordeste? Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi: Mapear o quantitativo de pesquisas desenvolvidas sobre o tema letramento digital por Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. O percurso metodológico adotado por esta pesquisa foi o mapeamento sistemático (Klock,2018), do tipo exploratório (Gil,2007), com abordagem quantitativa (Minayo, 2001). O banco de dados utilizado foi o repositório institucional das 09 Universidades Federais, uma de cada estado do nordeste brasileiro dos programas de Pós-Graduação de Letras e Educação. Teve como recorte temporal os últimos dez anos de 2012 a 2022, e a palavra-chave para busca dos trabalhos foi o termo “letramento digital”. Os resultados da pesquisa revelaram que o letramento digital já era um objeto de estudo explorado pelos pesquisadores, antes mesmo da pandemia da COVID-19, principalmente pelos programas de Pós-Graduação em Letras, por ser um conhecimento próprio da área, contudo ganhou maior visibilidade a partir da pandemia. Portanto, o letramento digital é um conhecimento fundamental no contexto atual, sendo reconhecido como temática emergente investigada por pesquisadores de diversas Universidades Federais do Nordeste.
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References
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