GÊNEROS, SEXUALIDADES E TERRITÓRIO ESCOLAR:
mapeando produções de conhecimento em contextos neoliberais e neoconservadores na Educação
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-8Palavras-chave:
Educação. Estado do Conhecimento. Território. Sexualidades.Resumo
A presente pesquisa, do tipo Estado do Conhecimento, realiza uma investigação das produções sobre as temáticas de gênero, sexualidades e território escolar nos últimos 10 anos no Banco Digital de Teses e Dissertações da CAPES e no Repositório do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE-CAA. Para esta análise, elencamos como objetivo geral mapear as produções de conhecimento e as abordagens teórico-metodológico sobre as temáticas de gênero, sexualidades, educação e território frente ao avanço do neoconservadorismo no Brasil. Utilizamos como teóricos/as para fundamentar as nossas discussões: Guacira Louro (2001); Judith Butler (2022); Marcelo Miranda (2021); Romanowski; Ens, (2006), e dentre outros/as. Nossas conclusões evidenciaram que as pesquisas tiveram uma abordagem qualitativa, e como paradigmas teóricos o materialismo histórico-dialético e o pós-estruturalismo. Além disso, evidenciamos que o conceito de território não fora contemplado nas pesquisas sobre educação, como também, lacunas sobre de temáticas sobre gênero e sexualidades na formação docente no agreste de Pernambuco que coloca em xeque o caráter plural e democrático do território escolar.
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