GÊNEROS, SEXUALIDADES E TERRITÓRIO ESCOLAR:

mapeando produções de conhecimento em contextos neoliberais e neoconservadores na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-8

Palavras-chave:

Educação. Estado do Conhecimento. Território. Sexualidades.

Resumo

A presente pesquisa, do tipo Estado do Conhecimento, realiza uma investigação das produções sobre as temáticas de gênero, sexualidades e território escolar nos últimos 10 anos no Banco Digital de Teses e Dissertações da CAPES e no Repositório do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE-CAA. Para esta análise, elencamos como objetivo geral mapear as produções de conhecimento e as abordagens teórico-metodológico sobre as temáticas de gênero, sexualidades, educação e território frente ao avanço do neoconservadorismo no Brasil. Utilizamos como teóricos/as para fundamentar as nossas discussões: Guacira Louro (2001); Judith Butler (2022); Marcelo Miranda (2021); Romanowski; Ens, (2006), e dentre outros/as. Nossas conclusões evidenciaram que as pesquisas tiveram uma abordagem qualitativa, e como paradigmas teóricos o materialismo histórico-dialético e o pós-estruturalismo. Além disso, evidenciamos que o conceito de território não fora contemplado nas pesquisas sobre educação, como também, lacunas sobre de temáticas sobre gênero e sexualidades na formação docente no agreste de Pernambuco que coloca em xeque o caráter plural e democrático do território escolar.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Barbosa da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste

https://orcid.org/0009-0005-9025-5502

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste

https://orcid.org/0000-0001-9805-4792

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, Victor Hugo Barbosa; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de. GÊNEROS, SEXUALIDADES E TERRITÓRIO ESCOLAR: : mapeando produções de conhecimento em contextos neoliberais e neoconservadores na Educação. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8396, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8396. Acesso em: 24 abr. 2025.

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