O (DES)USO DA PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO

uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-18

Palavras-chave:

educação, pesquisa, pesquisa quantitativa, pesquisa em educação, análise de teses, abordagem quantitativa

Resumo

Resumo

Este estudo tem como contexto a análise em torno da pesquisa quantitativa em educação, delimitando sua aplicabilidade e relevância a partir de pesquisas desenvolvidas nesse campo. Por isso, objetiva-se discutir o uso da pesquisa quantitativa a partir do levantamento das teses de doutorado na pesquisa em Educação, no período de 2017 a 2020, referente ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd. A escolha pelo programa se deu por sua classificação com nota máxima (nota 7). Desse modo, para se alcançar o objetivo proposto, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa e o método documental. Assim, nos resultados da investigação foram detectadas 130 teses, das quais 90 estavam disponíveis e 40 não disponíveis. Diante disso, as teses disponíveis foram acessadas; entretanto, constatou-se que não houve trabalhos de conclusão de doutorado em que a pesquisa fosse feita através da abordagem quantitativa. Dessarte, uma vez que não foram encontrados trabalhos com a perspectiva de pesquisa com a abordagem quantitativa, foi possível discutir e abrir debate de investigação pelas referências teóricas que apontariam interpretações sobre o uso e desuso desse enfoque dentro de estudos em educação. Para tanto, foi utilizado como respaldo teórico GATTI (2001), SAMPIERI, COLLADO, LUCIO (2013), MINAYO (2016), dentre outros, para embasar este estudo acerca da relevância da pesquisa quantitativa em educação.

Palavras-chave: Pesquisa em educação; Abordagem quantitativa; Análise de teses; Educação.

Biografia do Autor

Marlla Rúbya Ferreira Paiva Passos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Luciano Feijão (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015). Foi membro bolsista do PET Pedagogia (2013-2015) onde desenvolvia atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento do pensamento científico e atuação na comunidade escolar. Foi bolsista de dois Projetos de pesquisa na área de psicologia social, projeto de extensão na área de Psicologia da educação e estágio supervisionado em Psicologia Educacional. Atua principalmente com os seguintes temas: Marxismo, Formação do Educador, Ontologia do Ser Social, trabalho, educação, formação humana, educação emancipatória, psicologia escolar e educacional, educação inclusiva, psicologia Social Crítica, juventude, pobreza, fator de risco e proteção, conscientização dos povos e políticas públicas. Atuou como psicóloga educacional no Colégio Luciano Feijão, cidade de Sobral-CE de 2016 a 2018. Atua como assessora técnico pedagógica no Colégio Kairós na formação continuada de professores (2015). Atua como psicóloga clínica. Atua como professora no Instituto Kairós e compõe o Núcleo de Coordenações Pedagógicas.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Especialização em Educação Infantil, discutindo o sexismo presente na prática do educador Infantil. Mestrado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres/Universidade Estadual do Ceará (1999), analisando Concepções de ocupação do adulto sob o ponto de vista da criança e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa sobre (de)formação das crianças catadoras de lixo como ser social. (2006). É professora do Curso de Psicologia, com experiência nas áreas de Psicologia da Infancia, Psicologia da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, Processos Psicológicos Básicos(Inteligência, Pensamento e Linguagem), Psicologia e Educação e Teorias Psicogenèticas. É professora do Mestrado em Educação no Programa de Pos graduação em Educação PPGE-UECE com atividades de pesquisa na area de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente. No estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu continuidade a questão da relação entre teoria e prática, buscando examinar os fundamentos que norteiam a Psicologia Social no Ceará, em sua História e Devir.Utilizando como referencial a ontologia marxiano-lukacsiana desenvolve estudos na área da psicologia histórico-cultural,(Vigotski,Leontiev,Luria), como a pesquisa Atividade e Ser Social:quando os trabalhadores são alunos, destacando a teoria da atividade de Leontiev, na análise da fundamentação teórico-prática nos programas oficiais de atendimento ao jovem,(projovem) e os sentidos da relação trabalho e educação na formação do trabalhador-aluno.

Referências

REFERÊNCIAS

FRANCO, M. L. P. B. Porque o conflito entre tendências metodológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 66, p.75-80, ago. 1988. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1208/1214>. Acesso em: 23 maio 2021.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 23 maio 2021.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81 jul. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 maio 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2008.

LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.

LUNA, S. V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p.70-74, ago. 1988. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1207/1213>. Acesso em: 03 jun. 2021.

MEMÓRIA, J. M. P. Breve história da estatística. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2016.

SAMPIERI, R. H; CALLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

BARBOSA DE NOVAES, M. A.; FERREIRA PAIVA PASSOS, M. R. .; PAULA GONÇALVES, R. M. de . O (DES)USO DA PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 232–249, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-18. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5920. Acesso em: 24 abr. 2024.