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Demanda Contínua

v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

O (DES)USO DA PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-18
Enviado
janeiro 1, 2022
Publicado
2022-08-04

Resumo

Resumo

Este estudo tem como contexto a análise em torno da pesquisa quantitativa em educação, delimitando sua aplicabilidade e relevância a partir de pesquisas desenvolvidas nesse campo. Por isso, objetiva-se discutir o uso da pesquisa quantitativa a partir do levantamento das teses de doutorado na pesquisa em Educação, no período de 2017 a 2020, referente ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd. A escolha pelo programa se deu por sua classificação com nota máxima (nota 7). Desse modo, para se alcançar o objetivo proposto, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa e o método documental. Assim, nos resultados da investigação foram detectadas 130 teses, das quais 90 estavam disponíveis e 40 não disponíveis. Diante disso, as teses disponíveis foram acessadas; entretanto, constatou-se que não houve trabalhos de conclusão de doutorado em que a pesquisa fosse feita através da abordagem quantitativa. Dessarte, uma vez que não foram encontrados trabalhos com a perspectiva de pesquisa com a abordagem quantitativa, foi possível discutir e abrir debate de investigação pelas referências teóricas que apontariam interpretações sobre o uso e desuso desse enfoque dentro de estudos em educação. Para tanto, foi utilizado como respaldo teórico GATTI (2001), SAMPIERI, COLLADO, LUCIO (2013), MINAYO (2016), dentre outros, para embasar este estudo acerca da relevância da pesquisa quantitativa em educação.

Palavras-chave: Pesquisa em educação; Abordagem quantitativa; Análise de teses; Educação.

Referências

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