Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

O (DES)USO DA PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-18
Submitted
January 1, 2022
Published
2022-08-04

Abstract

Resumo

Este estudo tem como contexto a análise em torno da pesquisa quantitativa em educação, delimitando sua aplicabilidade e relevância a partir de pesquisas desenvolvidas nesse campo. Por isso, objetiva-se discutir o uso da pesquisa quantitativa a partir do levantamento das teses de doutorado na pesquisa em Educação, no período de 2017 a 2020, referente ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd. A escolha pelo programa se deu por sua classificação com nota máxima (nota 7). Desse modo, para se alcançar o objetivo proposto, utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa e o método documental. Assim, nos resultados da investigação foram detectadas 130 teses, das quais 90 estavam disponíveis e 40 não disponíveis. Diante disso, as teses disponíveis foram acessadas; entretanto, constatou-se que não houve trabalhos de conclusão de doutorado em que a pesquisa fosse feita através da abordagem quantitativa. Dessarte, uma vez que não foram encontrados trabalhos com a perspectiva de pesquisa com a abordagem quantitativa, foi possível discutir e abrir debate de investigação pelas referências teóricas que apontariam interpretações sobre o uso e desuso desse enfoque dentro de estudos em educação. Para tanto, foi utilizado como respaldo teórico GATTI (2001), SAMPIERI, COLLADO, LUCIO (2013), MINAYO (2016), dentre outros, para embasar este estudo acerca da relevância da pesquisa quantitativa em educação.

Palavras-chave: Pesquisa em educação; Abordagem quantitativa; Análise de teses; Educação.

References

  1. REFERÊNCIAS
  2. FRANCO, M. L. P. B. Porque o conflito entre tendências metodológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 66, p.75-80, ago. 1988. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1208/1214>. Acesso em: 23 maio 2021.
  3. GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em:
  4. <https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 23 maio 2021.
  5. GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81 jul. 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 maio 2021.
  6. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
  7. LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.
  8. LUNA, S. V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p.70-74, ago. 1988. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1207/1213>. Acesso em: 03 jun. 2021.
  9. MEMÓRIA, J. M. P. Breve história da estatística. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.
  10. MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2016.
  11. SAMPIERI, R. H; CALLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  12. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.