Dossiê Temático
v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
A SÉRIE BLACK MIRROR E OS ELEMENTOS DA NARRATIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
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Enviado
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janeiro 23, 2020
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Publicado
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2020-05-29
Resumo
Os programas direcionados a incrementar o uso das tecnologias digitais nas escolas parecem considerar os aspectos da formação menos importantes que o fornecimento de equipamentos. Os elementos relacionados às máquinas normalmente são priorizados, em detrimento dos elementos relacionados às pessoas, como se as tecnologias, por si só, fossem capazes de funcionar de forma autônoma e de promover mudanças. Neste sentido, as narrativas sobre as percepções do professorado em relação ao uso das tecnologias em sala de aula podem ser mais efetivas que políticas públicas criadas em gabinetes, distantes do contexto de suas práticas pedagógicas, que chegam às escolas sem a anuência e a participação docente na construção/elaboração dessas políticas. Deste modo, acreditamos que os professores precisam construir narrativas sobre seu uso das tecnologias digitais em sala de aula, de forma crítica e reflexiva. Assim, este artigo tem o objetivo de mostrar que a apropriação social das tecnologias, por parte dos professores, e a ampliação da cultura digital operam no sentido de empoderá-los para o compromisso político e cidadão, individual e coletivo, de lutar por questões fundamentais da sociedade. Neste viés, as narrativas da série Black Mirror favorecem inúmeras reflexões sobre o uso das tecnologias digitais, que reconfiguram as relações das pessoas com as coisas, com os processos e com as demais pessoas. Esses elementos da série podem contribuir para a construção das narrativas digitais dos professores e seu processo de consolidação da cultura digital.
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