Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 8 Núm. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

LETRAMENTO DIGITAL NO SÉCULO XXI: mapeamento sistemático em teses e dissertações da região Nordeste

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-12
Enviado
February 17, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumen

O surgimento e avanço das tecnologias digitais transformou a vida do ser humano no seu modo de pensar, agir e se comportar, emergindo assim, uma nova cultura denominada digital. Para participar dessa cultura, é imprescindível o conhecimento do letramento digital, que se refere a um conjunto de habilidades para exercer as práticas sociais de leitura e escrita no universo das telas (Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016). Apesar disso, o letramento digital ganhou destaque no contexto da pandemia da COVID-19, em que os educadores tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial, fazendo-os perceber a necessidade de desenvolver as habilidades referentes ao uso das ferramentas tecnológicas. Diante da relevância que o debate sobre Letramento digital tem para a educação, surgiu a seguinte questão-problema: É possível perceber avanços nos estudos sobre o tema letramento digital nos últimos anos no Nordeste? Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi: Mapear o quantitativo de pesquisas desenvolvidas sobre o tema letramento digital por Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. O percurso metodológico adotado por esta pesquisa foi o mapeamento sistemático (Klock,2018), do tipo exploratório (Gil,2007), com abordagem quantitativa (Minayo, 2001). O banco de dados utilizado foi o repositório institucional das 09 Universidades Federais, uma de cada estado do nordeste brasileiro dos programas de Pós-Graduação de Letras e Educação. Teve como recorte temporal os últimos dez anos de 2012 a 2022, e a palavra-chave para busca dos trabalhos foi o termo “letramento digital”. Os resultados da pesquisa revelaram que o letramento digital já era um objeto de estudo explorado pelos pesquisadores, antes mesmo da pandemia da COVID-19, principalmente pelos programas de Pós-Graduação em Letras, por ser um conhecimento próprio da área, contudo ganhou maior visibilidade a partir da pandemia. Portanto, o letramento digital é um conhecimento fundamental no contexto atual, sendo reconhecido como temática emergente investigada por pesquisadores de diversas Universidades Federais do Nordeste.

Citas

  1. BORGES. F. G. B. Um olhar rizomático sobre o conceito de letramento digital. Trab.Ling. Aplic., Campinas, n. 55. v. 3, p. 703-730, set./dez., 2016. Disponível em:https://www.scielo.br/j/tla/a/XqdbJsHY96wCscFKmYrfBqP/?format=pdf&lang=pT. Acesso em: 09 jun. 2022.
  2. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 jan. 2022.
  3. COSCARELLI, C. V. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, C.; RIBEIRO; A. L. (Orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. Ed.; 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 25-40.
  4. COSCARELLI, C. V.; MARQUIS, D. E. P. Letramento digital: armas para não cair em armadilhas. In: RIBEIRO, A. E. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte, 2012, p. 22-34.
  5. DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
  6. FERRAZ, D. M.; NOGAROL, I. V. Letramento digital: os usos dos celulares em aulas de licenciatura em letras-inglês. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 12, n. 26, p. 97-114, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3998. Acesso em: 10 maio 2022.
  7. KLOCK, A. C. T. Mapeamentos e Revisões Sistemáticos da Literatura: um Guia Teorico e Prático. Revista Cadernos de Informática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cadernosdeinformatica/article/view/v10n1201801-09. Acesso em: 10 jun. 2022.
  8. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
  9. SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2022.
  10. SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica.Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n.1, p. 83- 89, jan/fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/. Acesso em: 18 jan. 2022.