CONTANDO COM ABIGAIL
aproximando a matemática, a literatura e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-6Palavras-chave:
Literatura infantil, Matemática, Natureza, ContagemResumo
Este artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, que integra literatura infantil, contagem matemática e natureza como eixos interligados que proporcionem uma aprendizagem com significado. A atividade teve como ponto de partida a leitura da obra de literatura infantil Abigail, de Catherine Rayner, realizada em um ambiente ao ar livre, no pátio da escola, seguida de exploração, coleta, classificação e contagem de elementos naturais. O objetivo foi promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio de experiências concretas e sensoriais, articulando linguagem, literatura infantil, ludicidade e vínculo com o meio ambiente. Fundamentado em autores como Coelho (2000), Louv (2018), Larrosa (2015), Ramos (2009) e Smole, Cândido e Stancanelli (1999), o trabalho evidencia o potencial formativo da literatura infantil quando associada à prática intencional e ao contato com a natureza. Os resultados demonstraram que as crianças se envolveram com a proposta de maneira ativa, criativa e reflexiva, vivenciando a matemática de forma prazerosa e com significado.
Downloads
Referências
BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Artmed, 2019.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
LOUV, Richard. A última criança na natureza. São Paulo: Aquariana, 2018.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
RAYNER, Catherine. Abigail. São Paulo: Ciranda Cultural, 2013.
SANTOS, Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes. A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Lê, 1999.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo, CAEM/USP - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.