CONTANDO COM ABIGAIL

aproximando a matemática, a literatura e a natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.22-6

Palavras-chave:

Literatura infantil, Matemática, Natureza, Contagem

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, que integra literatura infantil, contagem matemática e natureza como eixos interligados que proporcionem uma aprendizagem com significado. A atividade teve como ponto de partida a leitura da obra de literatura infantil Abigail, de Catherine Rayner, realizada em um ambiente ao ar livre, no pátio da escola, seguida de exploração, coleta, classificação e contagem de elementos naturais. O objetivo foi promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio de experiências concretas e sensoriais, articulando linguagem, literatura infantil, ludicidade e vínculo com o meio ambiente. Fundamentado em autores como Coelho (2000), Louv (2018), Larrosa (2015), Ramos (2009) e Smole, Cândido e Stancanelli (1999), o trabalho evidencia o potencial formativo da literatura infantil quando associada à prática intencional e ao contato com a natureza. Os resultados demonstraram que as crianças se envolveram com a proposta de maneira ativa, criativa e reflexiva, vivenciando a matemática de forma prazerosa e com significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Winkel Elert, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Licenciada em Pedagogia (FACCAT) e em Educação Especial (UFSM). Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado (UFPEL), Neuropsicopedagogia (UNINA), Neuroaprendizagem (UNINA) e Psicomotricidade (UNINA). Mestre em Educação Matemática (UFPEL). Doutoranda em Educação e Tecnologia (IFSul). Professora no Colégio Sinodal Alfredo Simon.

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação - ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Entre 2024-2025, realiza estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPG). Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).    

Referências

BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Artmed, 2019.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LOUV, Richard. A última criança na natureza. São Paulo: Aquariana, 2018.

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

RAYNER, Catherine. Abigail. São Paulo: Ciranda Cultural, 2013.

SANTOS, Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes. A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Lê, 1999.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo, CAEM/USP - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

WINKEL ELERT, Cristiane; PHILIPSEN GRÜTZMANN, Thaís. CONTANDO COM ABIGAIL: aproximando a matemática, a literatura e a natureza . Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8771, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.22-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8771. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.