CONTANDO COM ABIGAIL
aproximando a matemática, a literatura e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-6Keywords:
Literatura infantil, Matemática, Natureza, ContagemAbstract
Este artigo apresenta uma prática pedagógica desenvolvida com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, que integra literatura infantil, contagem matemática e natureza como eixos interligados que proporcionem uma aprendizagem com significado. A atividade teve como ponto de partida a leitura da obra de literatura infantil Abigail, de Catherine Rayner, realizada em um ambiente ao ar livre, no pátio da escola, seguida de exploração, coleta, classificação e contagem de elementos naturais. O objetivo foi promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio de experiências concretas e sensoriais, articulando linguagem, literatura infantil, ludicidade e vínculo com o meio ambiente. Fundamentado em autores como Coelho (2000), Louv (2018), Larrosa (2015), Ramos (2009) e Smole, Cândido e Stancanelli (1999), o trabalho evidencia o potencial formativo da literatura infantil quando associada à prática intencional e ao contato com a natureza. Os resultados demonstraram que as crianças se envolveram com a proposta de maneira ativa, criativa e reflexiva, vivenciando a matemática de forma prazerosa e com significado.
Downloads
References
BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Artmed, 2019.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
LOUV, Richard. A última criança na natureza. São Paulo: Aquariana, 2018.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
RAYNER, Catherine. Abigail. São Paulo: Ciranda Cultural, 2013.
SANTOS, Fábio Cardoso; CAMPOS, Ana Maria Antunes. A contação de histórias: contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Lê, 1999.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo, CAEM/USP - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.