GEOMETRIA EXPERIMENTAL
estudo desenvolvido com base na Teoria de Van Hiele e aplicado na EPT de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-1Palavras-chave:
matemática, conceito da geometria, espirolateral de Euler, educação profissional tecnológicaResumo
O papel social de educar inclui o ensino de Matemática escolarizado, considerando a grande contribuição que este componente curricular pode ter na aquisição de conhecimento durante a vida das pessoas, a partir da necessidade de utilizarem conceitos, procedimentos e atitudes durante a sua existência. Assim, objetivou-se neste trabalho aplicar a Teoria de Van Hiele na discussão de figuras geométricas planas com estudantes da modalidade de Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação, com abordagem descritiva, sendo utilizada um questionário semiestruturado com a temática socioeconômica e cognitiva, além de atividades de cunho experimental, envolvendo as unidades temáticas de Geometria e Grandezas e Medidas, na aplicação do recurso Espirolateral de Euler. Os resultados indicaram que o perfil dos participantes era constituído, em sua maioria, do gênero feminino, com idades acima de 25 anos, com constituição familiar, renda familiar menor que um salário-mínimo e finalizado o Ensino Médio a muito tempo. Verificou-se que quanto ao nível cognitivo, a maioria das participantes possuía boa compreensão prática, mas insuficiente conhecimento matemático formal com relação à geometria, dentre estas, duas ainda apresentaram muita dificuldade em acompanhar as atividades por falta de interesse, desatenção e/ou desconhecimento, além de apresentar dificuldade na utilização de instrumentos de medidas e na realização de procedimentos de cálculo. Diante disso, conclui-se que a aplicação da Teoria de Van Hiele contribuiu para o melhor entendimento das participantes na compreensão das representações e na realização de comparações e análise de representações geométricas planas, já que as atividades com graus hierárquicos favoreceram as etapas iniciais da Teoria, quando estas foram aplicadas com apoio do material concreto seguidas da representação visual e análise comparativa, ajudando na assimilação do conhecimento geométrico a partir da experiência realizada na sala de aula.
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