GEOMETRIA EXPERIMENTAL

estudo desenvolvido com base na Teoria de Van Hiele e aplicado na EPT de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327.268346.9.22-1

Palavras-chave:

matemática, conceito da geometria, espirolateral de Euler, educação profissional tecnológica

Resumo

O papel social de educar inclui o ensino de Matemática escolarizado, considerando a grande contribuição que este componente curricular pode ter na aquisição de conhecimento durante a vida das pessoas, a partir da necessidade de utilizarem conceitos, procedimentos e atitudes durante a sua existência. Assim, objetivou-se neste trabalho aplicar a Teoria de Van Hiele na discussão de figuras geométricas planas com estudantes da modalidade de Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada teve caráter de estudo exploratório, do tipo pesquisa-ação, com abordagem descritiva, sendo utilizada um questionário semiestruturado com a temática socioeconômica e cognitiva, além de atividades de cunho experimental, envolvendo as unidades temáticas de Geometria e Grandezas e Medidas, na aplicação do recurso Espirolateral de Euler. Os resultados indicaram que o perfil dos participantes era constituído, em sua maioria, do gênero feminino, com idades acima de 25 anos, com constituição familiar, renda familiar menor que um salário-mínimo e finalizado o Ensino Médio a muito tempo. Verificou-se que quanto ao nível cognitivo, a maioria das participantes possuía boa compreensão prática, mas insuficiente conhecimento matemático formal com relação à geometria, dentre estas, duas ainda apresentaram muita dificuldade em acompanhar as atividades por falta de interesse, desatenção e/ou desconhecimento, além de apresentar dificuldade na utilização de instrumentos de medidas e na realização de procedimentos de cálculo. Diante disso, conclui-se que a aplicação da Teoria de Van Hiele contribuiu para o melhor entendimento das participantes na compreensão das representações e na realização de comparações e análise de representações geométricas planas, já que as atividades com graus hierárquicos favoreceram as etapas iniciais da Teoria, quando estas foram aplicadas com apoio do material concreto seguidas da representação visual e análise comparativa, ajudando na assimilação do conhecimento geométrico a partir da experiência realizada na sala de aula.

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Biografia do Autor

Nicolle de Carvalho Ribeiro, Universidade do Tocantins

Formada em Engenharia Agronômica (UFRB), Mestre e Doutora em Ciências agrárias (Entomologia agrícola) (UFRPE). Especialista em Segurança do trabalho e gestão ambiental (Faculdade Única), com experiência em trabalhos voltados para a preservação do Meio ambiente, Ecologia, Recursos naturais, Educação ambiental, Culturas energéticas, Desenvolvimento sustentável, Agroindústria, Ergonomia na indústria. Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente efetiva da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e do TO Graduado no curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Experiências em trabalhos desenvolvidos, através da extração de óleos essenciais, visando avaliar o controle alternativo de pragas e toxicidade no âmbito do agronegócio. Conhecimento nas áreas das Agrárias/Engenharias através de discussões voltadas a Fontes energéticas; tecnologias; agroecologia; gestão de propriedades; fitossanidade; manejo e conservação do solo e água; extensão rural e afins.

Severina Andréa Dantas de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lotada no Departamento de Educação do Campo do Centro de Educação desta instituição. É Licenciada em Matemática, Mestre em Educação e Doutora em Educação. Atualmente leciona disciplinas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/DEC/CE/UFPB, Licenciatura em Matemática a Distância/DM/CCEN/UFPB e Especialização em Educação do Campo/DEC/CE/UFPB. Participa de pesquisa direcionado à área de Ensino de Matemática na Educação Básica, no Ensino Superior e na Educação a Distância. 

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

RIBEIRO, Nicolle de Carvalho; DANTAS DE FARIAS, Severina Andréa. GEOMETRIA EXPERIMENTAL: estudo desenvolvido com base na Teoria de Van Hiele e aplicado na EPT de jovens e adultos. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8695, 2025. DOI: 10.29327.268346.9.22-1. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8695. Acesso em: 8 set. 2025.

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