Sobre a Revista

Revista Communitas tem a missão de fomentar a discussão dialógica no campo da Educação, com a missão de promover a tessitura de um campo teórico-epistemológico-metodológico-político na publicação de trabalhos inéditos resultantes de pesquisas desenvolvidas, em âmbito nacional e internacional, por sujeitos que buscam pensar e trabalhar suas áreas de investigação para além de uma perspectiva universal, hierárquica e hegemônica.

ISSN: 2526-5970 - Ano de criação: 2017 - Área do conhecimento: Educação - Periodicidade: Quadrimestral - Qualis: B1 - DOI: 10.29327/268346

Anúncios

Edição Atual

v. 9 n. 21 (2025): COTIDIANOS DAS ESCOLAS: INTERFACES ENTRE ÉTICAS, ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS
					Visualizar v. 9 n. 21 (2025): COTIDIANOS DAS ESCOLAS: INTERFACES ENTRE ÉTICAS, ESTÉTICAS, POÉTICAS E POLÍTICAS

Dossiê organizado coletivamente por membros do GE - Cotidianos: éticas, estéticas e políticas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd).

Publicado: 27.03.2025

Dossiê Temático

  • O INSTAGRAM E A CIRCULAÇÃO DE ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’ NOS COTIDIANOS DOS ‘DENTROFORA’ DAS ESCOLAS

    Alessandra da Costa Barbosa Nunes Caldas , Izadora Agueda Ovelha , Maristela Petry Cerdeira
    e8130
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-2
  • O PERCURSO FORMATIVO DE EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DA ÉTICA E ESTÉTICA

    Francine Alves dos Reis, Caroline Ferreira do Amaral, Sônia Aparecida Siquelli
    e7992
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-6
  • VOZES, DIZERES, FAZERES DE MULHERES-PROFESSORAS NA LUTA FEMININA POR DIVERSIDADE, INCLUSÃO E IGUALDADE DE GÊNERO

    José Damião Trindade Rocha, Mônica Strege Médici
    e8006
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-22
  • EL PRESIDENTE SOY YO Educación pública e investigación autobiográfica

    Francisco Ramallo
    e8022
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-4
  • MULHERES, MÃES E PROFESSORAS EM TEMPOS DE REDUÇÃO DE DANOS: passado o enorme sufoco, ainda estamos aqui sendo sufocadas

    Luciane Tavares dos Santos, Marcio Caetano
    e8391
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-19
  • A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA EM CARGOS DE GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ

    Deise da Silva Medeiros, Lucas Rodrigues Lopes
    e8129
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-24
  • COTIDIANOS DAS ESCOLAS interfaces entre éticas, estéticas, poéticas e políticas

    Ana Paula dos Santos Monteiro, Catarina Janira Padilha, Inês Barbosa de Oliveira
    e8537
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-3
  • PERCURSO HISTÓRICO E CURRICULAR DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: que perfil de professores?

    Adilson de Souza Borges
    e7989
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-20
  • “NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR AS CIÊNCIAS” notas em torno de pesquisa, escrita e experiência

    Luciana Borges de Lisboa, Tiago Ribeiro, Adrianne Ogêda Guedes
    e8137
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-5
  • DAS ENCRUZILHADAS DA EDUCAÇÃO ÀS ENCRUZILHADAS DO SAMBA o cotidiano da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e suas implicações éticas, estéticas, políticas e poéticas.

    Carlos Henrique Fonseca, Lucia Helena Krepski
    e8142
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-14
  • LAZER E AS POPULAÇÕES LGBTQIA+: um estudo sobre a produção de conhecimentos

    Aline Amorim do Nascimento, Gustavo Maneschy Montenegro, Márcia Kelly Fonseca da Costa
    e8140
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-25
  • AUDIOVISUALIZANDO SOCIABILIDADES EM REDE: narrativas discentes sobre vivências educacionais

    Luciana Velloso, Kaline Aguiar, Vitor Ribeiro Correia
    e8144
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-15
  • NOTAS SOBRE A INVIABILIDADE DA EDUCAÇÃO EM EaD NOS QUILOMBOS DO MARANHÃO

    Margarida da Conceição, Filipe André Von Nordeck Ferreira, Vanda Pantoja
    e8018
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-1
  • ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, MODOS DE ‘SENTIRPENSAR’ AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Noale de Oliveira Toja, Eneida Leão Teixeira
    e8156
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-7
  • GÊNEROS, SEXUALIDADES E TERRITÓRIO ESCOLAR: mapeando produções de conhecimento em contextos neoliberais e neoconservadores na Educação

    Victor Hugo Barbosa da Silva Oliveira, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda
    e8396
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-8
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão

    Cyntia de Souza Bastos Rezende, Mônica Vasconcellos
    e8011
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-9
  • O SER SURDO identidades e narrativas através do encontro com o outro

    Lucas Nogueira Xavier, Rosa Amélia Pereira da Silva
    e8162
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-17
  • O ENSINO ENSINO DA ARTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: reflexões com e sobre os Professores em contextos escolares

    Isabella Ferreira Siqueira , Ana Valéria de Figueiredo
    e8158
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-16
  • INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E GESTÃO ESCOLAR Uma intervenção no estágio obrigatório

    Camilla Grazielly Rego de Sousa, Késsia Mileny de Paulo Moura
    e8009
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-11
  • DIVERSIDADE NA EJA dos contextos de itinerância aos contextos de potência de ação

    Emanuella de Azevedo Palhares , Francisco Canindé da Silva, Kássio Wagner da Silva Medeiros
    e7848
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-12
  • OS SARAUS E A PEDAGOGIA literatura marginal-periférica tecendo encontros e abrindo caminhos

    Nayara Teixeira de Souza Matos, Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira
    e8133
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-13
  • Filosofia e educação freireana no Ensino Médio politicidade, ética e estética

    Cléuma De Melo Barbosa, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    e8007
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-10
  • PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL importância das Políticas Públicas Educacionais para a Inclusão Escolar

    Helena Araújo Marques , Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
    e8010
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-23
  • FORMAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS o CNCA em questão

    Sidmar da Silva Oliveira, Luiz Paulo Almeida Neiva
    e8318
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-18
  • TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O AEE E PROFESSORES REGULARES uma etnografia escolar sobre inclusão na região do salgado marapaniense

    Ewerton Domingos Tuma Martins
    e7993
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.21-21
Ver Todas as Edições