SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-3

Palavras-chave:

Socioeducativo, Projeto Extraclasse, Adolescentes/Jovens

Resumo

O proposito deste artigo é relatar a experiência de um projeto extraclasse denominado História e Memoria do Holocausto desenvolvido com 15 adolescentes/jovens privados de liberdade e 26 funcionários de uma unidade mineira e analisar o significado de participar do mesmo. Deste total, através do Google Forms, seis internos e 20 funcionários responderam as seguintes questões: 1. Para você, o que significou participar deste projeto? 2. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram mais significativos? e 3. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram menos significativos? Os resultados mostraram que para os internos a aquisição de conhecimento, aliada a percepção de sofrimento e preconceito sobre eles e as vítimas e a valorização da vida foram significativos e que os pontos mais relevantes foram a releitura das obras e as pesquisas. Sugeriram desenvolver a temática em foram de história em quadrinhos e peça de teatro. Os funcionários destacaram que o protagonismo dos adolescentes/jovens, o conhecimento adquirido e a empatia pelas vítimas foram significativos. Salientaram que a participação dos internos nas exposições foi o ponto forte do projeto e que há necessidade de maior tempo para o desenvolvimento de projetos desta natureza e apoio mais efetivo de diferentes instancias. As ações desenvolvidas possibilitaram demonstrar não apenas para o público externo que observou as obras nas exposições a capacidade dos adolescentes/jovens, mas a relevância de projetos como medida socioeducativa dos que estão em privação de liberdade.

 

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Biografia do Autor

Ícaro Uriel Brito França, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Educação no Ensino Médio, Técnico e Superior. Especialista em Ciência das Religiões. Licenciado em Pedagogia e Licenciado em História, Licenciado em Letras Português-Inglês. Bacharel em Direito. Currículo Lattes nº 1168228380446250. E-Mail: uriel.icaro@gmail.com. ORCID – https://orcid.org/0000-0001-7013-0968

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Regina Maria Rovigati Simões

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Currículo Lattes nº 7770158896621784. E-Mail: ppge@uftm.edu.br. ORCID – https://orcid.org/0000-0002-3135-9425

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Publicado

30.08.2022

Como Citar

FRANÇA, Ícaro Uriel Brito; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; RIBEIRO, Alcides Mariano. SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE. Communitas, Rio Branco, v. 6, n. 14, p. 31–47, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075. Acesso em: 31 mar. 2025.

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