JOVENS E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR

narrativas e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

juventudes, cursinho pré-vestibular popular, educação, participação social

Resumo

O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

PERONDI, M. JOVENS E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: narrativas e perspectivas. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 289–301, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5877. Acesso em: 23 abr. 2024.