Articles
Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa
JOVENS E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: narrativas e perspectivas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
-
Submitted
-
November 30, 2021
-
Published
-
2021-12-28
Abstract
O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social.
References
- ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (orgs). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo, 2005.
- ABRAMO, Helena. Condição Juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (orgs). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo, 2005b. P. 37-72.
- ABRAMOVAY, Miriam et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002.
- ABRAMOVAY, Miriam; FEFFERMANN, Marisa. Se ficar o bicho come, se correr... Sociologia Especial: Juventude Brasileira. São Paulo: Editora Escala. Ano I, n. 2, 2007. P. 49-55.
- ERRANTE, Antoinette. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. In: História da Educação. ASPHE, Pelotas, n.8, set. 2000. P.141-174.
- GASTAL, Débora. Universidade Pública ou Popular? Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jornal da Universidade, agosto, ano XI, n. 110, 2006.
- FREITAS, Maria Virginia de. Jovens e escola: aproximações e distanciamentos. In. NOVAES, Regina et al. Agenda Juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. P. 129-154.
- IBASE/POLIS. Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Relatório Global. Rio de Janeiro: IBASE/POLIS, 2006.
- LEON, Alessandro Lutfy Ponce de. Juventude, Juventudes: uma análise do trabalho e renda da juventude brasileira. In. ABRAMOVAY, Miriam et al. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco 2007. P. 268-319.
- MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente: Movimentos Sociais nas Sociedades Complexas. Tradução de Maria do Carmo Alves do Bomfim. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
- MELUCCI, Alberto. O jogo do eu: A mudança de si em uma sociedade global. Tradução de Adriano Marinho et al. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2004.
- NOVAES, Regina; VITAL, Cristina. A juventude de hoje: (re)invenções da participação social. In. THOMPSON, Andrés A. (org.). Associando-se à juventude para construir o futuro. São Paulo, Peirópolis, 2005. P. 107-148.
- NOVAES, Regina et al. Agenda Juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016.
- SOUZA, Leomárcia C. de S.; UZÊDA, Elizeu C. Histórias de vida, narrativas (auto) biográficas e docência na educação infantil. In: NIEWIADOMSKI, Christophe; TAKEUTI, Norma M. (orgs). Reinvenções do sujeito social: teorias e práticas biográficas. Porto Alegre: Sulina, 2009.
- WAISELFISZ, Julio Jacobo. Relatório de desenvolvimento juvenil 2007. Brasília: RITLA, Instituto Sangari, MCT, 2007.
- ZUMBI DOS PALMARES – CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR. Relatório do Encontro dos Professores. Viamão, dez, 2010. Disponível em: http://zumbidospalmares-cp.blogspot.com/. Acesso em 27/09/2021.