Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.