EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL

breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim

Autores

  • Klinger Johnson GEIFA
  • Fabiano Sales Aguiar Secretaria Municipal de Nova Mamoré
  • Luanna Freitas Johnson UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-8

Palavras-chave:

projeto político pedagógico;, educação de jovens e adultos;, formação inicial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

JOHNSON, K.; SALES AGUIAR, F.; FREITAS JOHNSON, L. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 100–109, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201. Acesso em: 23 abr. 2024.

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