Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-8
Submitted
July 26, 2022
Published
2022-08-30

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.

References

  1. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.
  2. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 maio 2020.
  3. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 maio 2020
  4. ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler. Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise das Diretrizes Curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 127-152, jan./jun. 2015 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6106. Acesso em: 20 maio 2020.
  5. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2014.
  6. MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.
  7. MARTINS, Lígia Márcia psicologia Histórico-cultural, Pedagogia Crítica e Desenvolvimento Cultural. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 13-34.
  8. MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: CNE/CEB, 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 27 maio 2020
  9. PPC - Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Departamento Acadêmico de Ciências da Educação. Campus de Guajará-Mirim. Rondônia. Disponível em https://pedagogiagm.unir.br/homepage. Acesso em 22 abril de 2020.
  10. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 maio 2020.
  11. VENTURA, Jaqueline; BOMFIM, Maria Inês. Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 211-227, jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200211&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 maio 2020.

Most read articles by the same author(s)