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Demanda Contínua

v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-9
Enviado
agosto 14, 2023
Publicado
2023-12-18

Resumo

A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção,  memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes.

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