NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

uma abordagem inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-9

Palavras-chave:

neurociência, neuroeducação, aprendizagem, ferramentas da neurociência

Resumo

A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção,  memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

DOS SANTOS RIBEIRO, L. L. .; FREITAS JOHNSON, L. NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 117–132, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948. Acesso em: 28 abr. 2024.

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