NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO
uma abordagem inicial
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-9Keywords:
neurociência, neuroeducação, aprendizagem, ferramentas da neurociênciaAbstract
A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção, memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes.
Downloads
References
AMARAL, A. L. N., & GUERRA, L. B. (2020). Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/ DN.
BARTOSZECK, Amauri Betini; BARTOSZECK, Flavio Kulevicz. Percepção do professor sobre neurociência aplicada à educação. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 9, n. 1, 2009.
BARTOSZECK, Amauri. Neurociência na Educação. 2009.
BEAR, Mark F. A synaptic basis for memory storage in the cerebral cortex. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 93, n. 24, p. 13453-13459, 1996.
BEZERRA, Ricardo José Lima. Afetividade como condição para a aprendizagem: Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção. 2006.
BHERING, Eliana; SARKIS, Alessandra. Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner: implicações para as pesquisas na área da Educação Infantil. Revista Horizontes, v. 27, n. 2, p. 7-20, 2009.
CAINE, Renate Nummela et al. 12 brain/mind learning principles in action: The fieldbook for making connections, teaching, and the human brain. Corwin Press, 2005.
CAMMAROTA, Martín; BEVILAQUA, Lia R. M.; IZQUIERDO, Iván. Aprendizado e Memória. In: Mente e Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra. Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano. Cadernos de Psicopedagogia, v. 6, n. 11, p. 00-00, 2007.
CARNEIRO, N. L. G. . O processo de psicologização da Pedagogia no Brasil. In: XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, Goiânia, 2009.
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, p. 537-550, 2010.
COCH, Donna; ANSARI, Daniel. Thinking about mechanisms is crucial to connecting neuroscience and education. cortex, v. 45, n. 4, p. 546-547, 2009.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação. Artmed Editora, 2011.
CUNHA, Marcus Vinícius. Psicologia da educação. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; MARIA, Lakatos Eva. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
DE QUEIROZ, Michele; DE SOUSA, Francisca Genifer Andrade; DE PAULA, Genegleisson Queiroz. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021.
FIRMINO, Laís Silva; BRAZ, Natália Santos. Neurociência: Uma Revisão Bibliográfica de como o Cérebro Aprende. Revista Científica da Universidade Maurício de Nassau, v. 2, n. 1, p. 45-53, 2017.
FREITAS, Ana Célia Sousa; DE ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira; FONTENELE, Inambê Sales. Fazer docente em tempos de ensino remoto. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.
GERMER, Claus Magno. Marx e o papel determinante das forças produtivas na evolução social. Crítica Marxista, v. 29, n. 1, p. 75-95, 2009.
GOLEMAN, D. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. 104 p.
GÜLPINAR, Mehmet Ali. The Principles of Brain-Based Learning and Constructivist Models in Education. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 5, n. 2, 2005.
Hallwass, Lia Cristiane Lima. Interação Vygotskyana+ Tecnologias Como Ferramentas de apoio à formação de professores Universitários. 2019.
Hart LA. Human brain and human learning. 3rd ed. Covington: Books for Educators; 2002.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. The human brain in numbers: a linearly scaled-up primate brain. Frontiers in human neuroscience, p. 31, 2009.
IZQUIERDO, Iván et al. The evidence for hippocampal long-term potentiation as a basis of memory for simple tasks. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 80, p. 115-127, 2008.
KANDEL, Eric R. In search of memory: The emergence of a new science of mind. WW Norton & Company, 2007.
KNIGHT, Frances Le Cornu; DIMITRIOU, Dagmara. Poor sleep has negative implications for children with and without ADHD, but in different ways. Behavioral sleep medicine, v. 17, n. 4, p. 423-436, 2019.
KOUNIOS, J., & BEEMAN, M. The Cognitive Neuroscience of Insight. Annual Review of Psychology, 2014. p .65, 71-93.
LUO, Min et al. The psychological and mental impact of coronavirus disease 2019 (COVID-19) on medical staff and general public–A systematic review and meta-analysis. Psychiatry research, v. 291, p. 113190, 2020.
MELO, Rosane Gabriele C. de. Psicologia ambiental: uma nova abordagem da psicologia. Psicol. USP, São Paulo , v. 2, n. 1-2, p. 85-103, 1991 .
MOREIRA-AGUIAR, Viviane et al. Memória de longo prazo modulada pela memória de curto prazo. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 331-339, 2008.
NERI, Karine Pereira. Neurociência Aplicada à Educação: teorias da aprendizagem. Maiêutica-Pedagogia, v. 5, n. 1, 2017.
NUNES, Maria Jussara Medeiros et al. Alterações Neurológicas Na Covid-19: Uma Revisão Sistemática. Revista Neurociências, v. 28, p. 1-22, 2020.
NUNES, Oldemar; OLIVEIRA, Vera. Memória de Curto Prazo do Universitário e a Prática de Jogos: um estudo comparativo. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 82, p. 59-67, 2010.
PEREIRA, F. da C. et al. Funções cognitivas e os impactos das tecnologias digitais na memória. Temas em saúde, João Pessoa, v. 18, n. 4, 2018.
RIBEIRO, Sidarta; MOTA-ROLIM, Sérgio Arthuro. Bases biológicas da atividade onírica. In: Sono e seus transtornos: do diagnóstico ao tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. Capítulo 18, p. 283-297.
RIECHI, Tatiana I. J. de Sá; ROMANELLI, Egídio José. A importância da neuropsicologia para a educação. Educar em Revista, [S.l.], v. 12, n. 12, p. p. 141-145, dez. 1996. ISSN 1984-0411.
ROBERTSON, Robin. Guia prático de psicologia junguiana. BOD GmbH DE, 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SKINNER, Burrhus Frederic. O papel do meio ambiente. R. Moreno, Trad.) Em Skinner/Piaget, p. 1-19, 1975.
SOUSA, A. B. de; SALGADO, T. D. M. Memória, aprendizagem, emoções e inteligência. Revista Liberato, [S. l.], v. 16, n. 26, p. 141–152, 2015.
SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017 .
CRUZ, Luciana Hoffert Castro et al. A Neurociência e a Educação: Como nosso cérebro aprende?. 2016.
STELLA, Florindo. Neuropsicologia e Educação. Educação: Teoria e Prática, v. 3, n. 5, 1995, e v. 4, n. 6/7, 1996, p. 35.
VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 1ª edição. 2017.
WALKER, M. Por que nós dormimos: A nova ciência do sono e do sonho (Edição em português). Capa comum. São Paulo: Editora Intrínseca, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.