O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.