ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

TDAH, Formação docente, escola, educação, ensino-aprendizagem, cognição

Resumo

O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.

Biografia do Autor

Kássia Lia Costa Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2021). Atualmente é PROFESSORA do Colégio Ari de Sá Cavalcante. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Paulo Vinicius Leite de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação sanduiche pelas Universidades:University of Kansas (2014) e Universidade Estadual do Ceará (2016). Mestre em Bioquímica e Biologia molecular pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente, doutorando em Bioquímica e Biologia molecular pela Universidade Federal do Ceará, sobre a orientação do Doutor, professor Danilo de Menezes Daloso. Tem experiência na área de Bioquímica e fisiologia vegetal e animal, tendo como foco temas relacionados ao metabolismo redox, metabolomica, proteomica e bioinformática.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor do Curso de Pedagogia da UECE e professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

COSTA FERNANDES, K. L. .; LEITE DE SOUZA, P. V. .; LOPES DE MEDEIROS, J. ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 274–288, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874. Acesso em: 25 abr. 2024.