SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-3Keywords:
Socioeducativo, Projeto Extraclasse, Adolescentes/JovensAbstract
O proposito deste artigo é relatar a experiência de um projeto extraclasse denominado História e Memoria do Holocausto desenvolvido com 15 adolescentes/jovens privados de liberdade e 26 funcionários de uma unidade mineira e analisar o significado de participar do mesmo. Deste total, através do Google Forms, seis internos e 20 funcionários responderam as seguintes questões: 1. Para você, o que significou participar deste projeto? 2. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram mais significativos? e 3. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram menos significativos? Os resultados mostraram que para os internos a aquisição de conhecimento, aliada a percepção de sofrimento e preconceito sobre eles e as vítimas e a valorização da vida foram significativos e que os pontos mais relevantes foram a releitura das obras e as pesquisas. Sugeriram desenvolver a temática em foram de história em quadrinhos e peça de teatro. Os funcionários destacaram que o protagonismo dos adolescentes/jovens, o conhecimento adquirido e a empatia pelas vítimas foram significativos. Salientaram que a participação dos internos nas exposições foi o ponto forte do projeto e que há necessidade de maior tempo para o desenvolvimento de projetos desta natureza e apoio mais efetivo de diferentes instancias. As ações desenvolvidas possibilitaram demonstrar não apenas para o público externo que observou as obras nas exposições a capacidade dos adolescentes/jovens, mas a relevância de projetos como medida socioeducativa dos que estão em privação de liberdade.
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