Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 7 Núm. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NAS ÁREAS DE SAÚDE E BIOSSEGURANÇA NA FORMA DE APLICATIVO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-15
Enviado
January 22, 2023
Publicado
2023-12-18

Resumen

Com o avanço da tecnologia e sua influência no cotidiano das pessoas, surgiram aplicativos capazes de auxiliar no entendimento de determinados termos da Libras e ampliar o vocabulário daqueles que já possuem alguma intimidade com a língua. O estudo teve como objetivo desenvolver um aplicativo com trinta sinais-termo das áreas de saúde e biossegurança, organizados visualmente em laboratórios representados por ambientes virtuais. A partir dos estudos previamente realizados, foram identificados os sinais-termo mais utilizados nas áreas de biossegurança e saúde. Sua elaboração contou com recursos gráficos e de programação que resultaram em uma interface amigável, acessível e bastante intuitiva para os usuários. Além da visualização em vídeos de cada sinal dentro das páginas do aplicativo, é possível acessar suas definições e exemplos. Ao abrir o aplicativo, o usuário encontra a tela inicial de boas-vindas em Libras, em que os comandos para os itens de interação possuem movimento para indicar onde tocar. Cada laboratório contém as ilustrações e os itens de interação que permitem abrir as telas de vídeo. Conclui-se então, que o aplicativo LIBBIOS tem grande relevância no meio científico e acadêmico, principalmente para a Comunidade Surda, contribuindo na disseminação de conteúdos atuais com potencial risco à saúde e segurança das pessoas, presentes cada vez mais no cotidiano da sociedade.

 

Citas

  1. ANDREIS-WITKOSKI, Sílvia. Problematizando o uso do aplicativo de tradução Hand Talk no ensino da Libras no Ensino Superior. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 3, UnilaSalle, 2020.
  2. AYALA, Luana Almeida; SANTOS, Reinaldo dos. Acessibilidade em sites e portais eletrônicos: softwares e aplicativos de tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 7, n. 12 (especial), p. 99-113, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9129. Acesso em: 10 jan. 2022.
  3. BALDO, Mayara. Aplicativo educacional para auxiliar a alfabetização da Língua Brasileira de Sinais. 59 f. Monografia (Licenciatura em Informática), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11586/1/FB_COLIN_2018_2_04.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
  4. BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães, Campinas: Pontes, 1989.
  5. BIDERMAN, Maria Tereza C. A estrutura mental do léxico. In: BIDERMAN, Maria Tereza C. Estudos de filologia e linguística. São Paulo: T.A. Queiroz, Edusp, 1981, p. 131-145.
  6. BORGES, Simone de Sousa et al. A systematic mapping on gamification applied to education. Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing. ACM, 2014, p. 216-222.
  7. CAETANO, David da S. A formação do tradutor e intérprete de Libras para a atuação na saúde pública: discutindo sobre ações durante a pandemia de Covid-19 a partir do programa Informa-SUS. 47 f. Monografia (Graduação em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14908/TCC_David%20Caetano.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 jan. 2022.
  8. CARDOSO, Jessica Rocha de Souza; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; GOMES, Raquel da Silva. Desenvolvendo aplicativos Português-Libras para o auxílio do processo de ensino-aprendizagem. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/466/337. Acesso em: 10 jan. 2022.
  9. CORRÊA, Ygor; GOMES, Rafael Peduzzi; RIBEIRO, Vinicius Gadis. Aplicativos de tradução Português-Libras na educação bilíngue de surdos: tradução por meio de sinais ou datilologia? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86038/49400. Acesso em: 10 jan. 2022.
  10. COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174984/2/eBook_Metodologia_do_Ensino_a_Distancia-Ci%C3%AAncias_Contabeis_UFBA.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
  11. DORTA, Jessica Vasconcelos. Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos. The Especialist, v. 40, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/42486/30738. Acesso em: 27 jan. 2022.
  12. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; SÁ, Tatiane Militão de; CARDOSO, Fernanda Serpa; BOURGUIGNON, Saulo Cabral. Manual de biossegurança em Saúde: Vídeos para comunidade surda brasileira com novos termos em Libras empregados no cotidiano da pandemia do novo Coronavírus. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e41710817320, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17320. Acesso em: 10 jan. 2022.
  13. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes et al. Covid-19: Materiais produzidos em Libras durante a pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e6010917699, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17699. Acesso em: 12 jan. 2022.
  14. HEIDMANN, Marciele Keyla et al. Estudos científicos de aplicativos móveis que abordem conceitos da disciplina de Física em Libras. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e44791110009, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10009/12255. Acesso em: 27 jan. 2022.
  15. LEACINA, Giovane Santiago; FERREIRA, Matheus Leandro. Luva para interpretação de Libras com comunicação a um aplicativo educacional. 17 f. Monografia (Graduação em Ciências da Computação), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Criciúma, 2021. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8857/1/Giovane%20Santiago%20Leacina.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
  16. MIRAILH, Sarah; MARIANI, Ruth Maria; LETA, Fabiana Rodrigues. Mapeamento dos aplicativos para ensino de Libras. Rio de Janeiro: Editora Abdin/Perse, 2018.
  17. OLIVEIRA, Moisés Abraão Sousa de. Libras IFZN: Desenvolvendo um aplicativo inclusivo. Monografia (Licenciatura em Informática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2019.
  18. PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76/107. Acesso em: 27 jun. 2022.
  19. PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras Game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. Monografia (Licenciatura em Informática), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11610/2/FB_COLIN_2018_2_05.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
  20. REIS, Luana Silva et al. Avaliação de usabilidade do aplicativo VLibras-Móvel com usuários surdos. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: Workshops e Pôsteres. 2017, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, Anais...
  21. RIBEIRO, Priscila Leite Loiola; ABREU, Paula Alvarez; CASTRO, Helena Carla. Desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação em saúde para sensibilização de futuros profissionais de saúde sobre a inclusão de surdos. ECCOM, v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1255/1169 Acesso em: 27 jan. 2022.
  22. ROCHA, Anderson Matias da; BARROSO, Maria Cleide da Silva. A utilização de aplicativo de Libras no ensino de química. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, 2018. Disponível em: http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc3531-Trabalho/relatorio.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
  23. SCHLOSSER, Diego Fabricio. Desenvolvimento de software livre para letramento em língua brasileira de sinais – Libras: aplicativo mobile. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4889/1/desenvolvimentosoftwarelinguasinais.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
  24. SOUZA, Mayara Benício de Barros; SOUZA, Walla Nascimento. Inclusão Digital: um mapeamento sistemático de ferramentas e aplicativos para pessoas com deficiência. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/105919/57795. Acesso em: 27 jan. 2022.
  25. VIEIRA, Maristela Compagnoni et al. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis. Revista Renote, v. 12, n. 2, Edição regular, 2014.