O SER SURDO

identidades e narrativas através do encontro com o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-17

Palavras-chave:

Identidades. Surdos. Libras. Educação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar como as narrativas de pessoas surdas podem atuar como recursos metodológicos para o letramento e o ensino do português escrito como segunda língua. A pesquisa baseou-se em uma imersão experimental em grupo focal com a comunidade surda de Formosa (GO) e em entrevistas semiestruturadas. Das narrativas coletadas, emergiram quatro categorias principais: identidade, escola, trabalho e letramento. Neste texto, focaliza-se especificamente a análise da categoria "identidade" e, mais precisamente, da "identidade surda", constituída no contato com outros surdos. Observou-se a relevância dessa convivência para a formação da identidade surda, pois é através dela que o sujeito acessa uma língua que lhe oferece um conforto linguístico para se expressar – nesse caso, a Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Nogueira Xavier, Instituto Federal de Educação de Brasília

Instituto Federal de Educação de Brasília

Rosa Amélia Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação de Brasília

Instituto Federal de Educação de Brasília

Referências

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação. 9ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

CHAIBUE, Karime. Onomástica em libras em Formosa-GO. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Goiás - Goiânia, 2022.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LABORIT, Emmanuelle. O vôo da gaivota. São Paulo: Editora Best Seller, 1994.

PERLIN, Gladis. Identidades surdas In: SKLIAR, Carlos. A Surdez. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016. p. 51-73.

SANTOS, Mônica. Oliveira. dos. Uma história das práticas de educação dos surdos no Instituto Nossa Senhora do Brasil, no Distrito Federal (décadas de 1960 a 1990). Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2023.

SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos. A Surdez. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016. p. 7-32.

STROBEL, Karin.. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

VILHALVA, Shirlei. Despertar do silêncio. Florianópolis: Editora Arara Azul, 2004.

Downloads

Publicado

27.03.2025

Como Citar

XAVIER, Lucas Nogueira; PEREIRA DA SILVA, Rosa Amélia. O SER SURDO: identidades e narrativas através do encontro com o outro. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8162, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-17. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8162. Acesso em: 24 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.