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Dossiê Temático

v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES

Enviado
junho 26, 2019
Publicado
2019-06-17

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2018. O estudo teve como objetivo geral apresentar a gramática básica da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos expondo suas aproximações e distanciamentos com a língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem temáticas relacionadas à surdez como: escolarização, aprendizado de L1 e L2 e acesso ao ensino superior. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa ação. Os resultados indicam que a maioria dos surdos se sentem desapontados por não conhecerem a gramática de sua língua, o que resulta no obstáculo para a aprendizagem do português como segunda língua. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aumento das pesquisas sobre o ensino de português como segunda língua para surdos.

 

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