POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS?

Autores

  • Tiago Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
  • Ricardo de Souza Janoario Instituto Nacional de Educação de Surdos

Palavras-chave:

Educação de surdos, interculturalidade, surdidade, práticas pedagógicas.

Resumo

O presente texto tece reflexões e ponderações acerca da educação de surdos, ensaiando a proposição de um “ensurdecimento” da pedagogia e das práticas pedagógicas com estudantes surdos que têm a ver com a afirmação de um próprio da experiência de ser surdo e de assim estar e habitar o mundo. Nesse movimento, o ensaio partilha duas cenas vividas no cotidiano escolar e, nessa direção, convida a (re)pensar a educação das pessoas surdas e suas práticas a partir da ideia de surdidade, interculturalidade e diferenças. Finalmente, defende a urgente necessidade de descolar a pedagogia do ouvido, no sentido de enxergar, reconhecer, legitimar e aprender com produções/ criações/ provocações que os próprios surdos nos fazem com suas vivências, trajetórias, biografias e saberes.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Doutor em Educação/ UNIRIO. Professor e Orientador do Serviço de Ensino Fundamental Noturno do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/ INES). Cocoordenador do Grupo de Pesquisa ArteGestoAção/ INES e integrante do Espaço de Pesquisa e Ensino de Ciências Applicadas (EsPCie-A).

Ricardo de Souza Janoario, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Serviço Social. Professor Adjunto do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Racismo e Surdez (GERES).

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

RIBEIRO, T.; JANOARIO, R. de S. POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS?. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 137–156, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653. Acesso em: 28 mar. 2024.