Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 3 Núm. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS?

Enviado
July 1, 2019
Publicado
2019-06-17

Resumen

O presente texto tece reflexões e ponderações acerca da educação de surdos, ensaiando a proposição de um “ensurdecimento” da pedagogia e das práticas pedagógicas com estudantes surdos que têm a ver com a afirmação de um próprio da experiência de ser surdo e de assim estar e habitar o mundo. Nesse movimento, o ensaio partilha duas cenas vividas no cotidiano escolar e, nessa direção, convida a (re)pensar a educação das pessoas surdas e suas práticas a partir da ideia de surdidade, interculturalidade e diferenças. Finalmente, defende a urgente necessidade de descolar a pedagogia do ouvido, no sentido de enxergar, reconhecer, legitimar e aprender com produções/ criações/ provocações que os próprios surdos nos fazem com suas vivências, trajetórias, biografias e saberes.

Citas

  1. BANKS, J. An introduction to multicultural education. 2. ed. Allyn and Bacon, 1999.
  2. BARRAL, J.; PINTO-SILVA, F.; RUMJANEK, V. M. Vendo e aprendendo. In: LEBEDEFF, T. (org.). Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: WAK, 2017.
  3. BARTOLOMÉ PINA, M. Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: CEDECS, 1997.
  4. BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
  5. CAMPELLO, A. R S. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
  6. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 235-250, 2012.
  7. CANEN, A. O Multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e Política. Rio de Janeiro, v.25, n.2, p.91-107, 2007.
  8. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. 27. Ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
  9. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 48ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  10. _______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  11. JANOARIO, R. S. (Org.). Diálogos Interculturais. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
  12. LADD, P. Em busca da surdidade 1: Colonização dos surdos. Lisboa: Surd’Universo, 2013.
  13. MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
  14. McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
  15. _______. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
  16. PERLIN, G. Prefácio. In: QUADROS, R. M; PERLIN, G. (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2007.
  17. QUADROS, R. M. de. O bi do bilinguismo na educação de surdos In: FERNANDES, E. (org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
  18. RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
  19. REIS, F. Professores surdos: identificação ou modelo?. In: QUADROS, R. M. Estudos Surdos II. (Org.). Petrópolis: Editora Arara Azul, 2007.
  20. RIBEIRO, T. “Mas me pediu para escrever, não perguntou se eu sabia”: sobre escuta, atenção e pedagogia gestual. In: REIS, G.; FLORES, R. (Orgs.). Narrativas: Histórias da/na escola. Petrópolis: DP et Alli; Rio de Janeiro: ConPas; UFRJ, 2017.
  21. SILVA, A. G.; LYRA, J.; VIGNOLI, L.; RIBEIRO, T. Conversa no silêncio? – sobre atenção, presença e escuta visual na educação de surdos, no prelo.
  22. SKLIAR, C. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
  23. _______. As diferenças e as pessoas surdas. Revista Forum, N. 35, jan-jun, 2017.
  24. _______. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
  25. _______. Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2010.
  26. VALLA, V. V. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. In: 17ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. Caxambu, 1994. Anais. Rio de Janeiro: ANPEd, 1994. CD-ROM.
  27. VIGOTSKI, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.