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Dossiê Temático

v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-8
Enviado
março 20, 2022
Publicado
2022-08-02

Resumo

O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.

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