PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

um relato autoetnográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-8

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Inclusão Escolar, Libras

Resumo

O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas por meio de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola de tempo integral no município de Mamanguape, estado da Paraíba, no tocante ao ensino de Libras para a comunidade escolar (professores, gestor, alunos ouvintes e Surdos) e família. O objetivo do trabalho foi relatar as ações e resultados alcançados por meio do projeto supracitado, de maneira reflexiva, para compreendermos como essa escola especificamente está se constituindo como uma escola inclusiva. O trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico, usando como instrumento de análise as observações e o relatório de atividades do projeto elaborados pela primeira autora, que foi submetido à avaliação para Premiação Mestres da Educação, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Os resultados mostram que o ensino de Libras nas escolas regulares auxiliou no processo de inclusão dos surdos, favorecendo o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar e a consolidação de aprendizagens curriculares. Como considerações finais ressalta-se que o ensino de Libras deve ser ampliado e integrado entre a comunidade escolar e família garantindo aos surdos que a inclusão se fortaleça, o que requer a necessidade de elaboração de ações específicas de formação de professores e de gestores. Pode-se ainda afirmar, a necessidade de manutenção de ações similares feitas pela Escola Cidadã Integral, para a ampliação do AEE outras escolas.

Biografia do Autor

Mércia Silva de Lima Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Pós-Graduada “Lato Sensu” em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba-IFPB, docente nas instituições de ensino:  Escola Cidadã Integral Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho-E.C.I-PB e no Centro de Educação Infantil Irmã Noemi Cavagna-CEINC-PB, atuando como professora de Atendimento Educacional Especializado.

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Profa. Associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Representante do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB e membro do Neabi/UFPB. Membro do GEPE (Grupo de estudos e pesquisas em educação especial). Pesquisadora/extensionista na área de inclusão.

Sergio Roberto Silveira, Universidade de São Paulo - USP

Docente na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo-EEFE-USP, atuando com pesquisas em Organização e Desenvolvimento de Currículo e Programas; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Direitos Humanos

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

SOUZA, M. S. de L. .; DAXENBERGER, A. C. S.; SILVEIRA, S. R. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS SURDOS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um relato autoetnográfico . Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 96–112, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6029. Acesso em: 25 abr. 2024.