Docente efetiva da área de Libras, na Universidade Federal do Piauí, (UFPI/ CSHNB). Mestra em Formação de Professores pela UEPB (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - UESPI (2016). Tradutora e Intérprete Educacional de Libras. Possui experiência como intérprete educacional de Libras na Seduc (PI) e Seduc (MA), foi Membro da diretoria da APILSPI (Associação dos Profissionais Tradutores-Intérpretes de Libras do Estado do Piauí) no cargo de diretora administrativa (gestão 2018-2020). Tem interesse em pesquisas nas áreas de letramentos e letramentos digitais, estudos Surdos e ensino de língua portuguesa para Surdos, como também em estudos linguísticos da Libras e línguas de sinais de comunidades locais.
Atualmente é mestranda profissional em Educação Especial e Inclusiva na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/PROFEI. Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação- SEMEC de Teresina_PI. Professora Substituta da Universidade Estadual do Piauí- UESPI (disciplina: Libras)- Campus Torquato Neto- Teresina. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduada em Letras/Libras, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI. Especialista em Língua Brasileira de Sinais com docência no Ensino Superior, pela Faculdade Evangélica do meio norte- FAEME. Especialista em Educação Especial, pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM. Especialista em Supervisão, Gestão Escolar e docência do Ensino Superior, pela Faculdade Einstein- FACEI. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE//UFMG. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase na área dos Estudos Surdos, Libras, Surdez e Educação Especial.
Possui graduação em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Pedagogia pela UNINTER (2019) e Graduação em Letras Libras UFPI (em andamento). Especialização em Docência do Ensino Superior (FAESPI) e em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (UFPI). Mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (2006). Doutoranda em Educação (UFPI). Tem experiência na área de História do Brasil, Ensino de História, História da Educação, Educação a Distância e Libras.
O contexto pandêmico ocasionou efeitos sociais, econômicos e políticos, causando grandes impactos nos profissionais da educação, devido às mudanças na forma de organizar e ministrar as aulas, antes presenciais, e, agora, híbridas e, principalmente, remotas. Isso custou à classe docente desde a aquisição de novos equipamentos ao aprofundamento no viés do letramento digital para dominar recursos virtuais para dinamizar suas atividades. Nesse contexto, os estudantes (incluindo o público-alvo da Educação Especial- PAEE) também tiveram que se adaptar com a interação através da tela e a aprendizagem em casa. Atentando-se ao acompanhamento especializado, necessário ao grupo de estudantes PAEE, nos propomos a refletir sobre a educação escolar direcionada ao Surdo na pandemia, visto que boa parte deles utilizam uma língua de sinais para se comunicar. Temos como objetivo geral refletir sobre as nuances educacionais que podem ser oferecidas pela escola através do ensino remoto ao estudante Surdo. Como aporte teórico, nos baseamos em autores que dialogam 1) a respeito da inclusão, como; 2) sobre a Surdez, 3) metodologias de ensino ao Surdo e 4) sobre o ensino online e remoto. A inclusão escolar é necessária para potencializar a aprendizagem do PAEE. Assim, quando nos referimos ao Surdo, devemos levar em conta aspectos culturais e linguísticos, que devem ser evidenciados nas aulas e nas atividades desenvolvidas, sempre que possível, e buscando uma formação continuada para estar a par de novos recursos tecnológicos.
Referências
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