Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: : reflexões acerca das práticas de ensino em sala de aula

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-17
Submitted
February 23, 2022
Published
2022-08-04

Abstract

O contexto pandêmico ocasionou efeitos sociais, econômicos e políticos, causando grandes impactos nos profissionais da educação, devido às mudanças na forma de organizar e ministrar as aulas, antes presenciais, e, agora, híbridas e, principalmente, remotas. Isso custou à classe docente desde a aquisição de novos equipamentos ao aprofundamento no viés do letramento digital para dominar recursos virtuais para dinamizar suas atividades. Nesse contexto, os estudantes (incluindo o público-alvo da Educação Especial- PAEE) também tiveram que se adaptar com a interação através da tela e a aprendizagem em casa. Atentando-se ao acompanhamento especializado, necessário ao grupo de estudantes PAEE, nos propomos a refletir sobre a educação escolar direcionada ao Surdo na pandemia, visto que boa parte deles utilizam uma língua de sinais para se comunicar. Temos como objetivo geral refletir sobre as nuances educacionais que podem ser oferecidas pela escola através do ensino remoto ao estudante Surdo. Como aporte teórico, nos baseamos em autores que dialogam 1) a respeito da inclusão, como; 2) sobre a Surdez, 3) metodologias de ensino ao Surdo e 4) sobre o ensino online e remoto. A inclusão escolar é necessária para potencializar a aprendizagem do PAEE. Assim, quando nos referimos ao Surdo, devemos levar em conta aspectos culturais e linguísticos, que devem ser evidenciados nas aulas e nas atividades desenvolvidas, sempre que possível, e buscando uma formação continuada para estar a par de novos recursos tecnológicos.

References

  1. ARIAS, L.V. Trabajo colaborativo y codocencia: una aproximación a la inclusión educativa. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, e2015321, p. 1-14, 2020.
  2. BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e educação especial: para além do AEE. In: JESUS, D. Meyreles de; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. Prática pedagógica na educação: multiplicidade do atendimento educacional especializado. 2020. p. 43 – 61.
  3. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora, 1994.
  4. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005, Seção 1, p. 28-29.
  5. BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Seção 1, p. 23.
  6. BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de agosto de 2021. Seção 1, p. 1.
  7. BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de março de 2020. Seção 1 p.39.
  8. COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Faculdade de Educação – FE. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2020.
  9. DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com Surdez. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
  10. GARCIA. R. M. C. (Org). Políticas de Educação Especial no Brasil no Início do Século XXI. Florianópolis, UFSC/CED/NUP, 2017. 262 p. 19-66.
  11. LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F.; CAETANO, J. F. Tenho um aluno surdo e agora?: Introdução a Libras e a educação dos surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 185- 200.
  12. LOPES, M. C; FABRIS, E. H. Inclusão & educação. Coleção temas & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
  13. MANTOAN. M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. Coleção cotidiano escolar. São Paulo: Moderna, 2003.
  14. MARIN, M.; BRAUN, P. Ensino colaborativo como prática de inclusão escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise (org.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, p. 49-64.
  15. MAZZOTTA, M. J. S. A Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  16. MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, V.20. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438
  17. SCAVONI, M. P. P. Representações sociais de professores sobre inclusão e o projeto político pedagógico: a escola em movimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2016. 195fls.
  18. SKLIAR, C. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 7-32
  19. SILVA, I. R. ; FREITAS, T. N. ; ARAÚJO, N. F. M. ; SOUSA, D. L. S. ; ARAUJO JUNIOR, M. A. ; MEDEIROS, A. M. ; SILVA, R. S. . Acessibilidade digital em tempos de ensino remoto. Research, Society and Development, v. 10, p. e60010414966, 2021.
  20. SOUZA, M. M. G. da S.; PEREIRA, A. A.; LINDOLPHO, D. M. P. Mudanças de atitudes sociais de professores em relação à inclusão de alunos com deficiência. In: PAPIM, A. A. P.; ARAÚJO, M. A. de; PAIXÃO, K. de M. G.; SILVA, G. de F. da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
  21. VÍLCHEZ Iván Carlos Curioso. Uma escola em transformação: reflexões essenciais de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência In: PAPIM, A. A. P.; ARAÚJO, M. A.de; PAIXÃO, K. de M. G.; SILVA, G. de Fátima da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.