O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-12

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Smartphones, Aplicativos, Ensino em Ciências

Resumo

Uma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano.

Biografia do Autor

Wildson Cardoso Assunção, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Possui mestrado em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2022) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UnirG (2017). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em intervenções musicais. Principais interesses de pesquisa nos seguintes temas: avaliação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias comportamentais; atenção; ensino em ciências; hábitos de leitura; terapias com intervenções musicais.

 

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (2014) e revalidado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins no curso de jornalismo, no Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde e no ProfNit da UFT. Participa do Núcleo Opaje. Foi professor desde o ensino fundamental. Área de reflexão e pesquisa: gestão da aprendizagem e o ensino híbrido.

Lidiane Diniz de Andrade, Universidade de Brasília

Acadêmica do terceiro semestre do curso de graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília. Se dedica ao estudo das tecnologias de ensino, práticas educacionais e fonoaudiologia educacional.

Weverson Cardoso de Jesus, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em História (Universidade Federal do Goiás), Pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira (UCAM/Prominas), Graduação em História (Universidade Federal do Tocantins). Atuação nas áreas de História, Filosofia, Sociologia, e áreas afins. Desenvolve pesquisas referentes à História Cultural, Afro-religiosidade, religiosidade popular, cultura popular, memória, manifestações culturais, patrimônio e religiosidade. Membro do Grupo de Pesquisa Religiosidades e Festas e ainda do Grupo de Pesquisa Arquivo e Cultura Escolar. Atuou como professor substituto no Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

ASSUNÇÃO, W. C.; MARTINS, J. L.; DINIZ DE ANDRADE, L.; JESUS, W. C. de. O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 162–185, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225. Acesso em: 3 maio. 2024.