Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado acadêmico que investigou as práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social de docentes e discentes, especificamente de um departamento da área de computação de uma Universidade Federal localizada no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (letramentos e multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e de campo on-line. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como e-mail, formulário e entrevista semiestruturada on-line aplicado aos participantes. Os dados coletados evidenciaram que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas.