MULTILETRAMENTOS E USOS DAS TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.19-2

Keywords:

Multiletramentos, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, Ensino Remoto Emergencial - ERE

Abstract

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado acadêmico que investigou as práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social de docentes e discentes, especificamente de um departamento da área de computação de uma Universidade Federal localizada no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (letramentos e multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e de campo on-line. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como e-mail, formulário e entrevista semiestruturada on-line aplicado aos participantes. Os dados coletados evidenciaram que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Rodrigues Dias, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, linha de pesquisa Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e aprendizagem e Tecnologias da Educação - PEMETE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Kennedy de João Monlevade. Possui experiência profissional docente na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Preto - Unidade Conveniada João Monlevade; Faculdade Doctum de João Monlevade e Colégio e Faculdade Kennedy de João Monlevade, lecionando e pesquisando especificamente os seguintes temas: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação, Informática e Sociedade, Gestão em Tecnologia da Informação, Gestão da Informação, Implantação de Sistemas ERP, Sistemas de Apoio a Decisão e Gerenciamento de Serviços de TI, Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, Educação a Distância - EaD, Ensino Remoto Emergencial - ERE, Administração, Empreendedorismo, Finanças, Metodologia do Trabalho Acadêmico Científico, Letramento Acadêmico, Prática de leitura e produção de textos acadêmicos. Membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos e usos das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação - MULTDICS - CNPQ. 

References

ALMEIDA, Maria E. B. de; VALENTE, José A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set.-dez. 2012.

ANASTASIOU, Léa das Graças C.; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Editora Univille, 2015.

ARAÚJO, Júlio C. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 46, p. 79-92, jan./jun. 2007.

CAZDEN, Courtney. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em 9 nov. 2021.

CAZDEN, Courtney. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000[1996].

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Proposta de recomendação do conselho de 22 de maio de 2018 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Jornal Oficial da União Europeia, (2018/C 189/01). Bruxelas, 2018. Disponível em

https://european-union.europa.eu/index_pt. Acesso em 16 jun. 2021.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Designs for social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000[1996].

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. (ed.). A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. Palgrave: London, 2015.

CORRÊA, Hércules T.; DIAS, Daniela R. Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 55, n. 02, p. 241-262. 2016. Disponível em

https://doi.org/10.1590/010318134964176471. Acesso em 01 abr. 2020.

CORRÊA, Hércules T.; DIAS, Daniela R.; PRATA, Nair. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em

https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760. Acesso em 17 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev., Belo Horizonte, vol. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. Disponível em

http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf. Acesso em 08 mai. 2020.

GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de A. R. Lessa e H. P. Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008[1989]. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 30 jul. 2020.

GNL. Grupo de Nova Londres. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, Spring, p. 60-92, 1996.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101-145, 2021. Disponível em

https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 30 ago. 2021.

HODGES, Charles. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 27 mar. 2020. Disponível em

https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. 2020. Acesso em 18 fev. 2021.

KENSKI, Vani M. Cultura Digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, p. 182-202, 2000.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49, n. 2, p. 455-479. Instituto de Estudos da Linguagem - IEL - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2010[1994; 1998]. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf. Acesso em 01 ago. 2020.

RIBEIRO, Ana E. et al. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis. 2010.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

ROJO, Roxane H. R. (Re)pensar os multiletramentos na pandemia. In: Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2020.

WHO. Word Health Organization. Genebra, 2020. Disponível em

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em 10 nov. 2020.

Published

2024-09-27

How to Cite

DIAS, Daniela Rodrigues; CORRÊA, Hércules Tolêdo. MULTILETRAMENTOS E USOS DAS TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 19, p. 23–41, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.19-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7403. Acesso em: 24 apr. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.