TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-6

Palavras-chave:

educação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia.

Resumo

As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de doutorado-sanduíche na The Ohio State University (EUA) financiado pelo Programa Insitucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PRINT). Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Autora dos livros Formação de docentes para a educação online e Vídeos na Educação Online. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ), do Grupo de pesquisa Território, Cultura e Identidade (IFRJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (INES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: www.vivian.martins.com E-mail: vivian.lopes@ifrj.edu.br

Ana Clara Lima Rodrigues , Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1994) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2022). Atualmente é Formadora de matemática da Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, atuando com professores do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II, tutora a distância da plataforma educo.on, programa de educação continuada online da prefeitura municipal de Nova Iguaçu e professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Atuou como professor docente I matemática do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Referências

AIRES, Joanez. A Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos? Educação Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 215-230, jan. /abr., 2011.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; RUBIM, Lígia Cristina Bada. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.

ALMEIDA, Patrícia Rodrigues de; JUNG, Hildegard Susana; SILVA, Louise de Quadros da. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, Novo Hamburgo,| a. 18, n. 3, set./dez. 2021.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621> Acesso em: 29 maio 2021.

AZEVEDO, Nadia Pereira Gonçalves de; BERNARDINO JÚNIOR, Francisco Madeiro; DARÓZ, Elaine Pereira. O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 15-27, jan./abr. 2014.

CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; BARBOSA, Milka Alves Correia. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 469-493, jul. 2017.

CETIC.BR. Pesquisa TIC EDUCAÇÃO 2021. Edição COVID-19 metodologia adaptada. São Paulo, 2022. Disponível em https://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 29 Out. 2022.

DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2013.

FERNANDES, Raphael. Rede municipal do Rio retoma ensino presencial em mais de 360 escolas nesta semana. Rio de Janeiro: Diário do Rio, 2021. Disponível em https://diariodorio.com/rede-municipal-do-rio-retoma-ensino-presencial-em-mais-de-360-escolas-nesta-semana. Acesso em 29 out. 2022.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Desigualdades marcam acesso à tecnologia em escolas brasileiras. Notícias. São Paulo, SP, 2016. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/radar.html/desigualdades-marcam-acesso-tecnologia-em-escolas-brasileiras/. Acesso em: 28 out. 2021.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p.6281-6290 maio/jun. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/viewFile/11584/9668> Acesso em: 29 maio 2021.

PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponivel em: <https://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia>. Acesso em: 20 jun. 2022.

RIO DE JANEIRO. Escola Municipal Primário Dulce Araújo. 2018. Disponível em:

http://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/exibeconteudo/?id=10211937 Acesso em 15 de abril de 2022.

ROJO, Roxane. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SANTANA, Camila Lima Santana; SALES, Kathia Marise Borges. Aulas em casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. InterFaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181> Acesso em: 29 maio 2021.

SANTOS JUNIOR, Veríssimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583> Acesso em: 29 maio 2021.

SILVA, Renildo Franco; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias de educação: a evolução no processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, ano 1,∙ no 1 Jun. p. 23‐35, 2014.

SOARES, Leonardo Humberto; SOUZA, Carlos Ângelo de Meneses; MARIZ, Ricardo Spindola; MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. A autoridade docente e a sociedade da informação: oc papel das tecnologias informacionais na docência. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.106, p. 88-109, jan./mar. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

MARTINS, V.; LIMA RODRIGUES , A. C. . TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 69–91, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)