Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-6
Submitted
October 29, 2022
Published
2023-12-18

Abstract

As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos.

References

  1. AIRES, Joanez. A Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos? Educação Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 215-230, jan. /abr., 2011.
  2. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; RUBIM, Lígia Cristina Bada. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.
  3. ALMEIDA, Patrícia Rodrigues de; JUNG, Hildegard Susana; SILVA, Louise de Quadros da. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, Novo Hamburgo,| a. 18, n. 3, set./dez. 2021.
  4. ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621> Acesso em: 29 maio 2021.
  5. AZEVEDO, Nadia Pereira Gonçalves de; BERNARDINO JÚNIOR, Francisco Madeiro; DARÓZ, Elaine Pereira. O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 15-27, jan./abr. 2014.
  6. CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; BARBOSA, Milka Alves Correia. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 469-493, jul. 2017.
  7. CETIC.BR. Pesquisa TIC EDUCAÇÃO 2021. Edição COVID-19 metodologia adaptada. São Paulo, 2022. Disponível em https://www.cetic.br/media/analises/tic_educacao_2021_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 29 Out. 2022.
  8. DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 67-80, set./dez. 2013.
  9. FERNANDES, Raphael. Rede municipal do Rio retoma ensino presencial em mais de 360 escolas nesta semana. Rio de Janeiro: Diário do Rio, 2021. Disponível em https://diariodorio.com/rede-municipal-do-rio-retoma-ensino-presencial-em-mais-de-360-escolas-nesta-semana. Acesso em 29 out. 2022.
  10. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  11. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  12. INSTITUTO AYRTON SENNA. Desigualdades marcam acesso à tecnologia em escolas brasileiras. Notícias. São Paulo, SP, 2016. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/radar.html/desigualdades-marcam-acesso-tecnologia-em-escolas-brasileiras/. Acesso em: 28 out. 2021.
  13. MOREIRA, Maria Eduarda Souza. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p.6281-6290 maio/jun. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/viewFile/11584/9668> Acesso em: 29 maio 2021.
  14. PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponivel em: <https://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89/8839-livro-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia>. Acesso em: 20 jun. 2022.
  15. RIO DE JANEIRO. Escola Municipal Primário Dulce Araújo. 2018. Disponível em:
  16. http://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/exibeconteudo/?id=10211937 Acesso em 15 de abril de 2022.
  17. ROJO, Roxane. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
  18. SANTANA, Camila Lima Santana; SALES, Kathia Marise Borges. Aulas em casa: Educação, Tecnologias Digitais e Pandemia Covid-19. InterFaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181> Acesso em: 29 maio 2021.
  19. SANTOS JUNIOR, Veríssimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583> Acesso em: 29 maio 2021.
  20. SILVA, Renildo Franco; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias de educação: a evolução no processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, ano 1,∙ no 1 Jun. p. 23‐35, 2014.
  21. SOARES, Leonardo Humberto; SOUZA, Carlos Ângelo de Meneses; MARIZ, Ricardo Spindola; MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. A autoridade docente e a sociedade da informação: oc papel das tecnologias informacionais na docência. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.106, p. 88-109, jan./mar. 2020.

Most read articles by the same author(s)