TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-6

Palabras clave:

educação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia.

Resumen

As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos.

Biografía del autor/a

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de doutorado-sanduíche na The Ohio State University (EUA) financiado pelo Programa Insitucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PRINT). Possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Autora dos livros Formação de docentes para a educação online e Vídeos na Educação Online. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ), do Grupo de pesquisa Território, Cultura e Identidade (IFRJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (INES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: www.vivian.martins.com E-mail: vivian.lopes@ifrj.edu.br

Ana Clara Lima Rodrigues , Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1994) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2022). Atualmente é Formadora de matemática da Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, atuando com professores do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II, tutora a distância da plataforma educo.on, programa de educação continuada online da prefeitura municipal de Nova Iguaçu e professora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Atuou como professor docente I matemática do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

MARTINS, V.; LIMA RODRIGUES , A. C. . TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 69–91, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324. Acesso em: 14 may. 2024.

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