MULTILETRAMENTOS E USOS DAS TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.19-2

Palabras clave:

Multiletramentos, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, Ensino Remoto Emergencial - ERE

Resumen

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado acadêmico que investigou as práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social de docentes e discentes, especificamente de um departamento da área de computação de uma Universidade Federal localizada no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (letramentos e multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e de campo on-line. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como e-mail, formulário e entrevista semiestruturada on-line aplicado aos participantes. Os dados coletados evidenciaram que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Rodrigues Dias, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, linha de pesquisa Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e aprendizagem e Tecnologias da Educação - PEMETE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Kennedy de João Monlevade. Possui experiência profissional docente na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Preto - Unidade Conveniada João Monlevade; Faculdade Doctum de João Monlevade e Colégio e Faculdade Kennedy de João Monlevade, lecionando e pesquisando especificamente os seguintes temas: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação, Informática e Sociedade, Gestão em Tecnologia da Informação, Gestão da Informação, Implantação de Sistemas ERP, Sistemas de Apoio a Decisão e Gerenciamento de Serviços de TI, Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC, Educação a Distância - EaD, Ensino Remoto Emergencial - ERE, Administração, Empreendedorismo, Finanças, Metodologia do Trabalho Acadêmico Científico, Letramento Acadêmico, Prática de leitura e produção de textos acadêmicos. Membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos e usos das tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação - MULTDICS - CNPQ. 

Citas

ALMEIDA, Maria E. B. de; VALENTE, José A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set.-dez. 2012.

ANASTASIOU, Léa das Graças C.; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Editora Univille, 2015.

ARAÚJO, Júlio C. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 46, p. 79-92, jan./jun. 2007.

CAZDEN, Courtney. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em 9 nov. 2021.

CAZDEN, Courtney. et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000[1996].

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Proposta de recomendação do conselho de 22 de maio de 2018 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Jornal Oficial da União Europeia, (2018/C 189/01). Bruxelas, 2018. Disponível em

https://european-union.europa.eu/index_pt. Acesso em 16 jun. 2021.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Designs for social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000[1996].

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. (ed.). A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. Palgrave: London, 2015.

CORRÊA, Hércules T.; DIAS, Daniela R. Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 55, n. 02, p. 241-262. 2016. Disponível em

https://doi.org/10.1590/010318134964176471. Acesso em 01 abr. 2020.

CORRÊA, Hércules T.; DIAS, Daniela R.; PRATA, Nair. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em

https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760. Acesso em 17 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev., Belo Horizonte, vol. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. Disponível em

http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf. Acesso em 08 mai. 2020.

GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de A. R. Lessa e H. P. Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008[1989]. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 30 jul. 2020.

GNL. Grupo de Nova Londres. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, Spring, p. 60-92, 1996.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101-145, 2021. Disponível em

https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 30 ago. 2021.

HODGES, Charles. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. 27 mar. 2020. Disponível em

https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. 2020. Acesso em 18 fev. 2021.

KENSKI, Vani M. Cultura Digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, p. 182-202, 2000.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49, n. 2, p. 455-479. Instituto de Estudos da Linguagem - IEL - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2010[1994; 1998]. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf. Acesso em 01 ago. 2020.

RIBEIRO, Ana E. et al. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis. 2010.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

ROJO, Roxane H. R. (Re)pensar os multiletramentos na pandemia. In: Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2020.

WHO. Word Health Organization. Genebra, 2020. Disponível em

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em 10 nov. 2020.

Publicado

2024-09-27

Cómo citar

DIAS, Daniela Rodrigues; CORRÊA, Hércules Tolêdo. MULTILETRAMENTOS E USOS DAS TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 19, p. 23–41, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.19-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7403. Acesso em: 24 abr. 2025.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.