Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 8 Núm. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

DIMENSÕES ANTAGÔNICAS AO PROCESSO DE HEGEMONIZAÇÃO DAS POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES DA ATUALIDADE

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-11
Enviado
October 20, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumen

Este artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as políticas-práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Para tanto, dialogamos com autores como Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, sendo esse precário e provisório. A análise dos dados tomou como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015). A partir da análise de dados, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo.

Citas

  1. ARAUJO, J. J.; HYPOLITO, A. M. Políticas Curriculares e Teoria do discurso: um estudo de caso. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 163–183, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9145. Acesso em: 1 mai. 2023.
  2. ARAUJO, H. G.; LOPES, A. C. Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getúlio Vargas. Práxis Educativa, Ponta Grossa: v. 16, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 10 ago. 2023.
  3. BARREIROS, D. R. A.; DRUMMOND, R. de C. R. Base nacional comum para formação de professores da educação básica: em foco os jogos políticos e a responsabilização docente. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1313-1326, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.18. Acesso em: 20 set. 2023.
  4. BEZERRA, A. A. Políticas de reformulações curriculares para/no ensino médio: configurações e sentidos de itinerários formativos a partir da Lei 13.415/2017 em escolas em tempo integral no Agreste Pernambucano. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47624. Acesso em: 20 set. 2023.
  5. BURITY, J. A. Discurso, política e sujeito na Teoria da Hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs). Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre, EdiPUCRS, 2008.
  6. COSTA, H. H. C.; LOPES, A. R. C.. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação [online]. 2022, v. 27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024. Acesso em: 21 dez. 2022.
  7. COSTA, E. M.; MATTOS, C. C.; CAETANO, V. N. S. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 896-909, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14924. Acesso em: 20 set. 2023.
  8. FRANGELLA, R. de C. P. Ensinando por códigos: construindo uma docência padronizada. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1148-1168, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.10. Acesso em: 15 ago. 2023.
  9. GABRIEL, C. T.; MARTINS, M. L. B. Políticas de avaliação e subjetivação docente: uma análise curricular pós-fundacional. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 226–243, 2018. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/36308. Acesso em: 24 set. 2023.
  10. GOMES, A. C. R.; LIMA, V. R.. Políticas curriculares para o ensino médio e a escassez de produções sobre o ensino da matemática. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 891-914, abr./jun. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914. Acesso em: 12 mai. 2023.
  11. LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
  12. LOPES, A. C. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, DF: v.21, n.45, p. 445-466, mai./ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4581/4179. Acesso em: 22 abr. 2023.
  13. LOPES , A. C.; MACEDO, E. Apresentação: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas. Roteiro, Joaçaba: v. 46, jan./dez. 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro. Acesso em: 1 set. 2023.
  14. LOPES , A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  15. MENDONÇA, D. de. Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe: implicações teóricas e analíticas. São Paulo: Intermeios, 2021.
  16. MOREIRA, C. de C.; PEREIRA, B.; FERREIRA, M. S. O tornar-se professor(a) no currículo de ciências: tensionando as teses culturais da BNCC e da BNC-Formação. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1208-1225, set./dez. 2021. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/moreira-pereira-ferreira.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.
  17. MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 23 abr. 2023.
  18. PIMENTEL JÚNIOR, C. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO OESTE DA BAHIA: políticas da tradução em relatos de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 901-923, maio/ago. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.22. Acesso em: 10 set. 2023.
  19. PIMENTEL JÚNIOR, C. Demandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23806, 2020. DOI: 10.18593/r.v46i0.23806. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23806. Acesso em: 24 set. 2023.
  20. PIMENTEL JÚNIOR, C.; SANTOS, H. de F.; LINHARES, K. J. da S.; AMORIM, V. L. F. R. Articulações políticas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7273. Acesso em: 24 set. 2024.
  21. SALES JÚNIOR. R. Hegemonia e pesquisa social: implicações teórico-metodológicas da Teoria Política do Discurso. in: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. M., OLIVEIRA, Gustavo Gilson S. (Orgs.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. pp. 105-132.
  22. SANTANA, A. F. Currículo de licenciaturas acompanhadas pelo setor de estudos e assessoria pedagógica: articulações discursivas referentes à incorporação da educação em direitos humanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46526. Acesso em 24 set. 2024.
  23. SILVA, A. E. da. BNCC e currículo: um estudo da construção do referencial curricular no município de Ipojuca. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45657. Acesso em: 23 set. 2024.
  24. SILVA, D. F. da. Produção curricular na educação do campo: uma análise dos discursos dos/as docentes à luz das redes associacionistas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021b. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43462. Acesso em: 24 set. 2024.
  25. SILVA, V. A. C. da. Políticas de formação de professores e práticas curriculares: articulações discursivas em escolas no campo da Mata Sul pernambucana. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41370. Acesso em: 24 set. 2024.