<b>VOZES E POLÍTICAS DISSONANTES: A BNCC E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Luís Paulo Cruz Borges Instituto de Apliação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Palabras clave:

Conhecimento escolar. BNCC. Vozes e Política. Currículo e diferença

Resumen

O objetivo do presente texto é explorar os eixos trabalho, cultura, ciência e tecnologia presentes na BNCC entremeando-os com as vozes discentes. Opera-se com a ideia de reimaginação da cultura e da própria escola a partir da vozes e políticas dissonantes no tempo atual. Metodologicamente utiliza-se a abordagem etnográfica partindo do student voice que tem suas ancoragens nas narrativas, subjetividades e reflexividades dos participantes da pesquisa de modo a não apenas ilustrar, mas consubstanciar formas de entendimento, mudanças de atitudes, saberes e valores a partir da ótica dos próprios sujeitos. No primeiro momento debate-se a escola moderna sob rasura que põe em xeque o conhecimento escolar. Já em um segundo momento os jovens estudantes, a BNCC e suas relações com o conhecimento no Ensino Médio tornam-se tópicos de análise. À guisa de conclusão, assume-se a ideia que a reimaginação do conhecimento, e da própria escola, pode ser encarada como uma política de produção curricular.

Biografía del autor/a

Luís Paulo Cruz Borges, Instituto de Apliação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Instituo de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e da Rede Estadual de Educação (SEEDUC/RJ). Rio de Janieor- RJ, Brasil. E-mail: borgesluispaulo@yahoo.com.br

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Publicado

2018-06-02

Cómo citar

BORGES, L. P. C. &lt;b&gt;VOZES E POLÍTICAS DISSONANTES: A BNCC E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 59–74, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1852. Acesso em: 17 jul. 2024.

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