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Demanda Contínua

v. 5 n. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência

ENTRE LAÇOS QUE EDUCAM: gênero, sexualidade e resistência na trajetória de mulheres lésbicas

Enviado
janeiro 15, 2021
Publicado
2021-03-30

Resumo

Neste artigo, nos propomos a analisar algumas problematizações sobre gênero e sexualidade emergentes na trajetória de mulheres que se autodeclaram lésbicas. Interessa-nos os processos de generificação e pedagogização do sexo/sexualidade vividos através de suas relações familiares e escolares, e, em especial, durante as infâncias e adolescências. Metodologicamente, trabalhamos com a análise do discurso foucaultiana e com os estudos feministas, em especial, com as autoras Judith Butler e Adrienne Rich, entre outras autoras e autores que nos ajudaram a compreender como funcionam os dispositivos de sexualidade e pedagógicos, quais seus efeitos e as resistências que deles irrompem. Voltamo-nos às vivências familiar e escolar por operaram nos processos de feminilização e na tentativa de destinar estas sujeitas, compulsoriamente, à heterossexualidade. Todavia, para além desses processos que são instaurados e reiterados, discutiremos sobre algumas estratégias de resistência que são produzidas no interior dessas tramas e através das quais estes padrões de gênero e sexualidade instituídos são confrontados, rejeitados e reconfigurados no curso de vida dessas mulheres.

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