TRANSPORTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO:

o que revelam as investigações entre 2009-2019 na BDTD?

Autores

Palavras-chave:

políticas públicas, transporte escolar, educação do campo, estudantes do campo

Resumo

Este artigo analisa parte dos trabalhos produzidos sobre a relação entre o transporte escolar e a educação do campo no Brasil, no período de 2009 a 2019. Para tanto, investigou na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) 69 trabalhos, a partir dos descritores: transporte escolar e educação do campo. O interesse consistiu em identificar o que os pesquisadores têm priorizado em suas investigações sobre os temas. Para guiar a análise do material elegeu-se os critérios: distribuição anual das pesquisas; área do conhecimento; gênero dos autores; aspectos geográficos da produção; delineamento metodológico, aspectos (temáticas) em evidência e secundarizados. Os achados indicaram que política de transporte escolar ao tempo que contribuiu para a garantia do acesso e permanência dos estudantes na escola, viabilizou, em alguns casos, a nucleação. Logo, infere-se que ajustes sejam promovidos na política para que esta não dificulte o fortalecimento da identidade campesina.

 

Biografia do Autor

Ana Cláudia Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES.

Marcelo Saturnino , Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. É professor da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (Centro de Humanidades - Departamento de Educação); Coordenador do Curso de Especialização em Educação e Políticas Públicas (CH/UEPB). Atualmente está cursando Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB (9º Período) e, também, realizando formação em Psicanálise na Escola Brasileira de Psicanálise - EBP (Seção Nordeste).

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

AMARO, L.; RODRIGUES, A. C. .; SATURNINO , M. TRANSPORTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: : o que revelam as investigações entre 2009-2019 na BDTD?. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 369–384, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5606. Acesso em: 29 mar. 2024.

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