Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA

TRANSPORTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: : o que revelam as investigações entre 2009-2019 na BDTD?

Submitted
September 2, 2021
Published
2021-09-29

Abstract

Este artigo analisa parte dos trabalhos produzidos sobre a relação entre o transporte escolar e a educação do campo no Brasil, no período de 2009 a 2019. Para tanto, investigou na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) 69 trabalhos, a partir dos descritores: transporte escolar e educação do campo. O interesse consistiu em identificar o que os pesquisadores têm priorizado em suas investigações sobre os temas. Para guiar a análise do material elegeu-se os critérios: distribuição anual das pesquisas; área do conhecimento; gênero dos autores; aspectos geográficos da produção; delineamento metodológico, aspectos (temáticas) em evidência e secundarizados. Os achados indicaram que política de transporte escolar ao tempo que contribuiu para a garantia do acesso e permanência dos estudantes na escola, viabilizou, em alguns casos, a nucleação. Logo, infere-se que ajustes sejam promovidos na política para que esta não dificulte o fortalecimento da identidade campesina.

 

References

  1. BASSO, J. D. As escolas no campo e as salas multisseriadas no Estado de São Paulo: um estudo sobre as condições da educação escolar. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal de São Carlos, 2013, 150p. Disponível em:< https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640313>. Acesso em: 22 jan. 2020.
  2. BAUMANN, S. V. Da vida das escolas rurais isoladas a uma escola isolada da vida rural: aprendizagens do processo de nucleação em santa rosa de lima Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, 2012. 166 p. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103417>. Acesso em: 21 jan. 2020.
  3. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2019.
  4. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.> Acesso em 25 mai. 2020.
  5. BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.
  6. BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 25 mai. 2020.
  7. CARDOSO JUNIOR, W. S. Alfabetização na educação do campo: relatos de professores de classes multisseriadas da Ilha de Marajó. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:<https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16593>. Acesso em: 21 jan..2020.
  8. CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M.G. CALDART, R.S. MOLINA, M. C. (Org.) Por uma educação do Campo. 5 eds. – Petrópolis, RJ: Vozes, ISBN 978 85 326 3047 6. 2014p. 2011.
  9. GROFF, I. B. O acesso e a permanência à educação escolar no município de Renascença-PR: percurso de crianças do campo à única escola municipal. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/handle/tede/4046>. Acesso em: 22 jan. 2020.
  10. GOBETTI, M. Educação do Campo e Diversidade: Escola Itinerante “Maria Alice Wolff de Souza. In PEIXER Z.I ; VARELLA I.A. Educação do Campo. Lages, SC: Grafine 2011. 176p.
  11. HAGE, S. M. Educação do campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho de professores das escolas multisseriadas. Simpósio da ANPAE, 2011b. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2020.
  12. FERREIRA, N.S. A. As pesquisas denominadas" estado da arte". Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000300013&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 03 out. 2020
  13. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
  14. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  15. LOPES, E.P. Modelo organizacional para o transporte escolar rural nos estados e municípios brasileiros. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos) -Universidade de Brasília, Brasília, 2009. < file:///D:/User/Downloads/007-2009%20(1).pdf>. Acesso em: 23 jan. 2020.
  16. NEVES, L.K. D. O impacto dos recursos aplicados no transporte escolar em relação à gestão político-financeira da educação básica: um estudo do financiamento da educação em municípios de Goiás. 2019. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4276>. Acesso em: 23 jan. 2020.
  17. NOGUEIRA, A. M. A relação homem – natureza no contexto do fechamento das escolas rurais em Ouvidor (GO). 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4092>. Acesso em: 21 jan..2020.
  18. PAIVA, F. M. A experiência de egressos de uma escola do campo no município de Araraquara - SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,
  19. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. 196p. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07042015-221338/pt-br.php>. Acesso em: 23 jan.2020.
  20. PASTÓRIO, E. et al. Nucleação das escolas do campo: o caso do município de São Gabriel/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2015. 161p. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/9444>. Acesso em: 23 jan.2020. Acesso em: 23 jan. 2020.
  21. PAULA, A. P. Educação do campo: desafios para implementação de uma política educacional das escolas do campo2013. 131p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponivel em: <http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1356>. Acesso em: 21 jan. 2020.
  22. PELLIM, E. F. As políticas de educação para os povos do campo no Brasil: uma análise do município de Nova Olímpia-PR entre 1990 e 2016 / Ezilda Franco Pellim. - Paranavaí, 2017. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar – PPIFOR, 2017. Disponível em: < https://docplayer.com.br/49561019-As-politicas-de-educacao-para-os-povos-do-campo-no-brasil-uma-analise-do-municipio-de-nova-olimpia-pr-entre-1990-e-2016-ezilda-franco-pellim.html>. Acesso em: 21 jan. 2020.
  23. RIBEIRO, A. C.; JESUS, W.F. A trajetória histórica da política pública de transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a educação básica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 66, p. 135-159. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643707>. Acesso em: 29 jun. 2021.
  24. RODRIGUES, A. C. D. S., MARQUES, D. F., RODRIGUES, A. M., & Dias, G. L. (2017). Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, 42, 707-728. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/2017nahead/2175-6236-edreal-57687.pdf>. Acesso em: 20/08/2019.
  25. SANTOS, T. F. Desvelando cercas: o cenário da educação básica do e no campo no estado do Tocantins. 2017. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11612/682>. Acesso em: 21 jan. 2019.
  26. SANTOS, C. F. Memória camponesa: os conflitos pela terra e educação do campo no município de Barreiras (BA). 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9016>. Acesso em: 21 jan. 2020.
  27. SANTOS, Karina Correia, SANTOS, Viviane Correia, RODRIGUES, Walter. Jardim. Condições do transporte escolar e seus impasses no ensino e na aprendizagem em escolas do campo: o caso do município do Acará. Estado do Pará.1 ed. - Ananindeua: Itacaíunas, 2015. 76p.
  28. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
  29. SILVA, L. M. Desafios e perspectivas da educação do campo: uma análise em Porto Nacional – TO.2019. 102f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11612/1197> Acesso em: 21jan. 2020.
  30. VASCONCELLOS, E. A. Crianças rurais e acesso à escola: sugestões de política pública. São Paulo em Perspectiva, vol. 5 n.1, jan./ mar. 1991. p. 93-98. Disponível em: <http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v05n01/v05n01_13.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.
  31. VEIGA, J. E. O Brasil rural precisa de uma estratégia de desenvolvimento. Série textos para discussão, v.
  32. , 2001. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a10.pdf>. Acesso em: 30 out. 2020.