FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A GESTÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Gestão escolar, Escola

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre a Formação de Professores e a Gestão Escolar em relação às percepções de alguns pesquisadores, como Veiga (2008), Azzi (2002), Oliveira (2004), Alves (2010) Cunha (2013) André (2010) e Contreras (2002), com o objetivo de compreender a relação e os desafios da gestão escolar e as contribuições da formação inicial e da formação continuada na sua atuação. Para tanto, serão abordados alguns conceitos sobre a formação docente e a gestão escolar, elementos fundamentais para a compreensão do tema em questão. O conceito essencial é a ressignificação de abordagens sobre a formação de professores, sobretudo no que diz respeito a questões referentes a ideias, teorias e características, além dos debates atuais em relação à importância da gestão escolar na formação continuada dos professores através dos grupos de estudo realizados dentro das escolas, que favoreçam mudanças na realidade da instituição pública de ensino. Enfatizamos a formação continuada centrada na escola como um espaço democrático capaz de propor alternativas para a efetivação de uma educação de qualidade para todos por meio do trabalho coletivo, com ênfase na construção e na efetivação do Projeto Político Pedagógico. O desafio da escola e da gestão escolar é a construção de uma escola de qualidade, conduzindo os diferentes pensamentos, a fim garantir a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Percebemos, por diversas vezes, através das pesquisas do Prof. Vitor Henrique Paro (2001, 2009, 2015), que o docente assume um cargo de gestão, seja ele eletivo, concursado ou por indicação política, sem a formação específica, ignorando, muitas das vezes, a complexidade da tarefa de gerenciar os espaços escolares e coordenar as diversas ações que devem ser conduzidas pelos vários sujeitos que vivenciam o fazer pedagógico.

Biografia do Autor

Carlos Augusto de Andrade Barbosa, Secretaria de Educação do Estado do Acre SEE/AC

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Acre (SEE/AC).

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Membro da Academia Acreana de Letras - Cadeira nº 01.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

AUGUSTO DE ANDRADE BARBOSA, C.; SOUSA, A. M. de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A GESTÃO ESCOLAR. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 271–284, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4709. Acesso em: 16 abr. 2024.

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