(RE)IMAGINANDO A ESCOLA:

a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes

Autores

  • Luís Paulo Cruz Borges Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-23

Palavras-chave:

Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola.

Resumo

Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais.

Biografia do Autor

Luís Paulo Cruz Borges, Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)

Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba

Referências

ALVES, N.; GARCIA, R. O sentido da escola (Orgs.) 5ed. Petrópolis: DP et Aliii, 2008.

APPADURAI, A. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, (1996) ed. 2003.

BORGES, L. P. C.; CASTRO, P. A. A etnografia da escola: entrelaçando vozes, sujeitos, conhecimentos e culturas. Revista Periferia, Duque de Caxias: RJ, v. 11, p. 404-423, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio de 2016.

CANDAU, V. M. Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: Insurgências. 1. ed. Rio de Janeiro: APOENA, 2020. v. 1. p.263.

CARVALHO, M.E.P. de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola. Revista Brasileira de Educação, n.25, Rio de Janeiro, p. 94-104, jan./fev./mar.abr. 2004.

CARVALHO, L. B.; LEVY, M. de A.; Escola em suspensão: a construção de uma educação-nuvem. IN: PONTES, C.; REIS, G.; FREIRE, S.I. (Orgs.). O Colégio de Aplicação da UFRJ diante do inédito: perspectivas femininas da escola em suspensão. Rio de Janeiro, RJ: AYUV, p. 203-218, 2021.

CASTRO, P. A. Tornar-se aluno - identidade e pertencimento: perspectivas etnográficas. Campina Grande: EDUEPB, 2015.

CASTRO, P. A. de. Tornar-se aluno: identidade e pertencimento – um estudo etnográfico. Tese (Doutorado em Educação) – Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 2011.

CASTRO, P. A.; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência remota. Revista ADUEPB Debate. Campina Grande, p.9-10, 2021.

CASTRO, P. A; MATTOS, C. L. G. Espaços, tempos, sujeitos: uma análise etnográfica dos saberes produzidos em sala de aula. Revista Teias (UERJ. Online), v. 10, p. 1-11, 2009.

EVARISTO, C. Canção pra Ninar Menino Grande. 2ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2022.

FERREIRA, W.; PAIN, R. de S; SOUZA, G.N.; SILVA, A.O. A formação docente em Sociologia no CAp-UERJ: uma experiência entre o ensino curricular e a extensão universitária. Revista e-Mosaicos, v. 09, p. 46-59, 2020.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. A língua da escola: alienante ou emancipadora? In LARROSA, J. (Org.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

LEITÃO, C. F. A circularidade de saberes e o exercício de poder na experiência dos coletivos de autoformação. Dissertação (Mestrado em Educação), Rio de Janeiro, PROPEd/UERJ, 2002.

MATTOS, C. L. G. ALVES, W. B. Outros saberes sobre a escola: a voz do aluno na pesquisa em educação. In: Maria do Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante; José Albio Moreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). Didática e prática de ensino na relação com a escola. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 03435-03446.

MBEMBE, A. Necropolítica. Espanã.melusina, 2011.

MILLS, C. W. A Imaginação Sociológica. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Zahar, p.256, 1969.

PAIXÃO, L. P. Compreendendo a escola na perspectiva das famílias. Educação, diferenças e desigualdades. Cuiabá́: EdUFMT, 2006.

PINAR, W. Estudos curriculares: ensaios selecionados. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, C. M. da S. P. da. Et al. Conexões em afeto: bases para a construção de uma escola nas nuvens. Revista Perspectivas em educação básica, Rio de Janeiro, v.01, n. 4, p. 54-62, Mar./2021.

SÜSSEKIND, M. L. Conversas complicadas com os currículos e os cantos dos estados-nação. Revista Momento-Diálogos em Educação, v. 28, p. 277-286, 2019.

TRINDADE, A. L. da. Valores civilizatórios afro-brasileiros na Educação Infantil. In: TRINDADE, A. L. da (org.). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de Janeiro: ACERP; Brasília, DF: TV ESCOLA, 2013. p. 131-138.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

BORGES, L. P. C.; DE CASTRO, P. A. . (RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, 2024. DOI: 10.29327/268346.7.17-23. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328. Acesso em: 27 abr. 2024.