(RE)IMAGINANDO A ESCOLA:

a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes

Autores/as

  • Luís Paulo Cruz Borges Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-23

Palabras clave:

Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola.

Resumen

Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais.

Biografía del autor/a

Luís Paulo Cruz Borges, Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)

Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ)

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

2024-01-22

Cómo citar

BORGES, L. P. C.; DE CASTRO, P. A. . (RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes . Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, 2024. DOI: 10.29327/268346.7.17-23. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328. Acesso em: 17 jul. 2024.