<b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA
Resumo
O trabalho analisa o crescimento da popularidade do Movimento Escola sem Partido (MESP) no campo educacional brasileiro, a partir da investigação de possíveis congruências entre a sua agenda e a concepção empresarial de escola. Parte do princípio de que a inserção dependente e associada do Brasil no capitalismo mundial é determinante para contínuo prestígio que os ideais conservadores mantêm em nossa formação social, e que esses ideais se expressam comumente em questões educacionais. As resistências recentes ao projeto empresarial para a educação e a escola são entendidas enquanto fatores que fornecem fôlego à perseguição política de professores e alunos, estimuladas pelo MESP. Conclui que existem diversas interfaces entre os discursos do MESP e dos reformadores empresariais da educação, que podem pavimentar uma aliança cada vez mais orgânica entre os dois.Downloads
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Publicado
25.11.2018
Como Citar
ARGÜELLES DA COSTA, Regis. <b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA. Communitas, Rio Branco, v. 2, n. Esp, p. 09–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2185. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
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Dossiê Temático
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