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Dossiê Temático

v. 2 n. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO

<b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA

Enviado
outubro 31, 2018
Publicado
2018-11-25

Resumo

O trabalho analisa o crescimento da popularidade do Movimento Escola sem Partido (MESP) no campo educacional brasileiro, a partir da investigação de possíveis congruências entre a sua agenda e a concepção empresarial de escola. Parte do princípio de que a inserção dependente e associada do Brasil no capitalismo mundial é determinante para contínuo prestígio que os ideais conservadores mantêm em nossa formação social, e que esses ideais se expressam comumente em questões educacionais. As resistências recentes ao projeto empresarial para a educação e a escola são entendidas enquanto fatores que fornecem fôlego à perseguição política de professores e alunos, estimuladas pelo MESP. Conclui que existem diversas interfaces entre os discursos do MESP e dos reformadores empresariais da educação, que podem pavimentar uma aliança cada vez mais orgânica entre os dois.