<b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA

Autores/as

  • Regis Argüelles da Costa Universidade Federal Fluminense

Resumen

O trabalho analisa o crescimento da popularidade do Movimento Escola sem Partido (MESP) no campo educacional brasileiro, a partir da investigação de possíveis congruências entre a sua agenda e a concepção empresarial de escola. Parte do princípio de que a inserção dependente e associada do Brasil no capitalismo mundial é determinante para contínuo prestígio que os ideais conservadores mantêm em nossa formação social, e que esses ideais se expressam comumente em questões educacionais. As resistências recentes ao projeto empresarial para a educação e a escola são entendidas enquanto fatores que fornecem fôlego à perseguição política de professores e alunos, estimuladas pelo MESP. Conclui que existem diversas interfaces entre os discursos do MESP e dos reformadores empresariais da educação, que podem pavimentar uma aliança cada vez mais orgânica entre os dois.

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Biografía del autor/a

Regis Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF.

Publicado

2018-11-25

Cómo citar

ARGÜELLES DA COSTA, Regis. <b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA. Communitas, Rio Branco, v. 2, n. Esp, p. 09–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2185. Acesso em: 18 abr. 2025.