<b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA
Abstract
O trabalho analisa o crescimento da popularidade do Movimento Escola sem Partido (MESP) no campo educacional brasileiro, a partir da investigação de possíveis congruências entre a sua agenda e a concepção empresarial de escola. Parte do princípio de que a inserção dependente e associada do Brasil no capitalismo mundial é determinante para contínuo prestígio que os ideais conservadores mantêm em nossa formação social, e que esses ideais se expressam comumente em questões educacionais. As resistências recentes ao projeto empresarial para a educação e a escola são entendidas enquanto fatores que fornecem fôlego à perseguição política de professores e alunos, estimuladas pelo MESP. Conclui que existem diversas interfaces entre os discursos do MESP e dos reformadores empresariais da educação, que podem pavimentar uma aliança cada vez mais orgânica entre os dois.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-11-25
How to Cite
ARGÜELLES DA COSTA, Regis. <b>AS INTERFACES ENTRE A ESCOLA SEM PARTIDO E A CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE ESCOLA. Communitas, Rio Branco, v. 2, n. Esp, p. 09–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2185. Acesso em: 18 apr. 2025.
Issue
Section
On the agenda
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.