DIMENSÕES ANTAGÔNICAS AO PROCESSO DE HEGEMONIZAÇÃO DAS POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES DA ATUALIDADE

Autores

  • Stephanie Kristina Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-9666-9467
  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Hellida Beatriz de Lima Marinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-11

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Teoria do Discurso, Currículo.

Resumo

Este artigo se insere no campo das discussões sobre o currículo e as políticas-práticas curriculares e objetivou compreender as dimensões de hegemonização das políticas curriculares nas produções científicas da atualidade. Para tanto, dialogamos com autores como Araujo e Lopes (2021) e Frangella (2021), para a compreensão do currículo enquanto um espaço de negociação de significações, sendo esse precário e provisório. A análise dos dados tomou como lente teórico-metodológica a Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015). A partir da análise de dados, identificamos o currículo enquanto um campo de disputas políticas, atravessado por uma dimensão hegemônica que busca uma ordem social. Nessa linha, as bases comuns curriculares operam em uma lógica de aproximação com a perspectiva empresarial, produzindo efeitos danosos para o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, na contramão das tentativas de estabilização, o cotidiano escolar é atravessado por discursividades outras, produzindo novos sentidos e formas de se fazer currículo.

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Biografia do Autor

Stephanie Kristina Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA) e estudante do curso de mestrado em Educação contemporânea (PPGEduC – UFPE/CAA).  Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Hellida Beatriz de Lima Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA) e estudante do curso de mestrado em Educação contemporânea (PPGEduC – UFPE/CAA).  Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

SILVA, Stephanie Kristina Barbosa da; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; MARINHO, Hellida Beatriz de Lima. DIMENSÕES ANTAGÔNICAS AO PROCESSO DE HEGEMONIZAÇÃO DAS POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES DA ATUALIDADE . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-11. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/201-220. Acesso em: 9 maio. 2025.

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