Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

TAREFA: um recurso didático para letrar crianças nos Anos Iniciais

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-14
Enviado
junho 27, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute uma proposta de adequação da tarefa comunicativa (Task), construto que se origina da educação de línguas estrangeiras, no processo de letramento em português de crianças nos Anos Iniciais. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada de modo a contemplar a inter-relação entre o construto tarefa e a perspectiva educacional subjacente aos Parâmetros Curriculares Nacionais. As considerações teóricas da pesquisa apontaram para a possibilidade de incorporação da tarefa no processo de letramento devido à sua aproximação com a proposta pedagógica dos Parâmetros enquanto defensora de uma pedagogia ativa no contexto de Educação Básica brasileira.

Referências

  1. ARAUJO, José Carlos Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). In: Reunião Nacional da ANPEd, 37. 2015, Florianópolis. Anais da Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: UFSC, 2015.
  2. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
  3. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília: MEC, 2022.
  4. BRASIL. Ministério da Educação. Relatório dos resultados do SAEB 2019 – 2º Ano do Ensino Fundamental. Volume 2. Brasília: 2021.
  5. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. v. 2. Brasília, 1997.
  6. CAMERON, Lynne. Teaching languages to young learners. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
  7. CARLESS, David. Issues in teachers’ reinterpretation of a task-based innovation in primary schools. Tesol Quaterly, v. 38, p. 639-662, 2004.
  8. CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. Fundamentos da prática docente: Por uma pedagogia ativa. Paidéia, p. 37-52, 1995.
  9. COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. New York: Routledge, 2007.
  10. ELLIS, Roy. Grammar teaching for language learning. Babylonia, v. 02, p. 10-15, 2014.
  11. ELLIS, Roy. Task-based language learning and teaching. Oxford University Press: OUP, 2003.
  12. ELLIS, Roy. The methodology of task-based teaching. Número de série especial de pesquisa em língua estrangeira, n. 4, p. 79-101, 2002.
  13. HISMANOGLU, Murat; HISMANOGLU, Sibel. Task-based language teaching: What every EFL teacher should do. Elsevier, v. 15, p. 46-52, 2011.
  14. HUNG, Nguyen Viet. Mother tongue use in task-based language teaching model. English Language Teaching, v. 5, p. 23-30, 2012.
  15. JACKSON, Daniel; BURCH, Alfred Rue. Complementary theoretical perspectives on task-based classroom realities. Tesol Quaterly, v. 51, p. 493-506, 2017.
  16. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. p. 19-36.
  17. ROSA, Manuel Megías. TBL and young learners. Glosas Didacticas, n. 11, p. 207-214, 2004.
  18. SKEHAN, Peter. A framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics, v. 17, p. 38-62, 1996.
  19. SKEHAN, Peter. Task-based instruction. Annual Review of Applied Linguistics, v. 18, p. 268-286, 1998.
  20. SKEHAN, Peter. Task-based instruction. Language Teaching, v. 36, n. 1, p. 01-14, 2003.
  21. SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, v. 9, p. 15-21, 2003.
  22. WILLIS, Jane. A framework for task based-learning. England: Longman, 1996.
  23. WILLIS, Dave; WILLIS, Jane. Doing task-based teaching. Oxford: OUP, 2007.
  24. WILLIS, Jane. Perspectives on task-based instruction: understanding our practices, acknowledging different practitioners. In: WILLIS, Jane; LEAVER, Betty Lou. (Org.). Task-based instruction in foreign language education. Washington: Georgetown University Press. 2004. p. 3-44.
  25. XAVIER, Rosely Perez. O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, p. 117-154, 2004.
  26. XAVIER, Rosely Perez. O que os professores de línguas estrangeiras necessitam saber sobre o ensino baseado em tarefas? In: SILVA, Kleber Aparecido da; DANIEL, Fátima de Gênova; KANEKO-MARQUES, Sandra Mmari; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. (Org.). A formação de professores de línguas: Novos olhares – Volume 1. Campinas: Pontes Editoras, 2011. p. 147-171.
  27. XAVIER, Rosely Perez. Planejamento de ensino baseado em tarefas. In: BARBIRATO, Rita de Cássia; SILVA, Vera Teixeira da. (Org.). Planejamento de cursos de línguas: Traçando rotas, explorando caminhos. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 15-43.