A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Política Educacional. Avaliação em larga escala. Intensificação do Trabalho Docente. Formação Continuada em Serviço. Saresp.

Resumen

Com a aprovação da BNCC em 2017, o Estado de São Paulo criou o programa Inova Educação para adequação do currículo paulista à normativa nacional. Com isso, foi ampliado o tempo de formação continuada em serviço dos docentes da rede pública estadual, e também acrescentadas três novas disciplinas: projeto de vida, tecnologia e eletiva, além de aumentarem de seis para sete o número de aulas por período. Este artigo tem a pretensão de investigar a intensificação do trabalho docente mediante a ampliação do tempo de formação continuada em serviço. Para isso, fizemos uma pesquisa documental sobre as resoluções e leis complementares que regulam a criação do programa Inova Educação, além dos autores (as) que discutem o modelo de educação neoliberal tendo como eixo as avaliações em larga escala, que no Estado de São Paulo é instituído pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), direcionando tanto a prática docente quanto a formação continuada em serviço para o treinamento dos alunos para a prova e tendo como meta aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) que por sua vez, está subordinado ao bônus por desempenho.

Biografía del autor/a

José Lucas Pedreira Bueno, UFTM

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional.

Alcides Mariano Ribeiro, UFTM

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em metodologia Ensino de História e Geografia. Especialista em Gestão Educacional: Orientação e Supervisão. Licenciado em Pedagogia e História.

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

MIRA, B. C. C. R.; BUENO, J. L. P.; RIBEIRO, A. M. A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 170–184, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5622. Acesso em: 18 may. 2024.

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