AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019)

Autores

Palavras-chave:

Estado da arte; Deficiência visual; Ensino de Química; Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Essa pesquisa apresenta um estudo do tipo estado da arte sobre as pesquisas brasileiras no Ensino de Química para deficientes visuais publicadas no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 2000 a 2019. Os objetivos desse estudo foram identificar e analisar as contribuições dos Fundamentos da Defectologia e da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski nessas pesquisas. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa. Foram encontradas 26 pesquisas (3 teses e 23 dissertações). O resultado evidenciou que os autores compreenderam que não existe diferença no processo cognitivo de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente; que a partir da mediação do professor o aluno deficiente visual tem condições de participar do processo de ensino e aprendizagem como os videntes; que a utilização de meios alternativos é essencial para auxiliar na construção do conhecimento do aluno com deficiência visual.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL

Professora Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL – São Paulo/SP. 

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

SILVA, R. S.; CARMEM LÚCIA COSTA AMARAL. AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019). Communitas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 346–364, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699. Acesso em: 29 mar. 2024.