O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA

análise do Itinerário Formativo Ciências da Natureza para o Ensino Médio Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-7

Palavras-chave:

Itinerários Formativos, Ensino Médio em tempo integral, BNCC, DCRB

Resumo

O Documento Curricular Referencial da Bahia é o documento normativo que fora elaborado tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. A Base tem por finalidade, orientar os Sistemas, as Redes e as Instituições de Ensino da Educação Básica, contribuindo na elaboração dos seus referenciais curriculares por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos. Já o documento baiano, busca ainda, apresentar uma proposta curricular que esteja relacionada às necessidades e vivências dos estudantes da Bahia, ofertando diferentes itinerários, mas de acordo com as cinco áreas do conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Formação Técnica e Profissional. Com isso, buscamos analisar o itinerário formativo do Novo Ensino Médio em tempo integral para o Estado da Bahia, a partir dos títulos e ementas apresentados no documento, especificamente, para o Ensino de Química que faz parte, juntamente com a Física e a Biologia da mesma área de conhecimento, a partir do aporte teórico crítico. Concluímos que essa divisão do currículo em itinerários formativos irá contribuir ainda mais para negação do direito à formação básica comum e para a segregação e desigualdade social, contrariando o sentido proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96.

Biografia do Autor

Daniele Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Campus Amargosa-BA. Atuou como secretaria Geral do Diretório Acadêmico de Química em 2018. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, de 2018 a 2019. Atualmente, atua como bolsista no Programa Residência Pedagógica de Química.

Shirley Farias de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, no campus Centro de Formação de Professores-CFP. Atua como membro voluntária no projeto de extensão HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: Da Alquimia à Química Moderna. Participou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2019). Atualmente, bolsista do Programa Residência pedagógica da Química.

Esmeraldo Fábio Argolo Rebouças, Secretaria da Educação do Estado da Bahia/Colégio Estadual Pedro Calmon

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestre em Química (Inorgânica) pela Universidade Federal da Bahia (2008). Doutor em Química (Analítica) pela Universidade Federal da Bahia (2015) e professor de química para o ensino médio e profissionalizante pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Atualmente Preceptor do Programa Residência Pedagógia do curso de Química da UFRB/CFP.

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Um dos Doutores mais jovem do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Curriculista das Ciências/Química. Professor de Ensino de Química do CFP/UFRB. Líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Membro do GEPPC/UFPB. Orientador do Programa Residência Pedagógica de Química da UFRB.

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP. Licenciada em Pedagogia; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia. Orientadora adjunta do Programa Residência Pedagógica de Química da UFRB.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

SANTOS, D. S. dos; SOUZA, S. F. de .; REBOUÇAS, E. F. A.; DUTRA-PEREIRA, F. K.; BORTOLAI, M. O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA: análise do Itinerário Formativo Ciências da Natureza para o Ensino Médio Integral . Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 80–95, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6047. Acesso em: 29 mar. 2024.